São Paulo lidera debate sobre eletrificação de ônibus no LATAM Mobility & Net Zero Brasil 2025
Durante o LATAM Mobility & Net Zero Brasil 2025, realizado em São Paulo nos dias 7 e 8 de maio, especialistas e autoridades discutiram os avanços e desafios da eletrificação da frota de ônibus na capital paulista. O evento destacou a importância de infraestrutura adequada, modelos de financiamento sustentáveis e políticas públicas consistentes para impulsionar a mobilidade elétrica no Brasil.

Nos dias 7 e 8 de maio de 2025, São Paulo sediou o Latam Mobility & Net Zero Brasil 2025, um dos principais eventos da América Latina voltados para a mobilidade sustentável e a descarbonização do transporte. Realizado no centro de convenções Villa Blue Tree, o encontro reuniu mais de 800 participantes, incluindo representantes do setor público, empresas privadas, especialistas em energia e operadores logísticos.
A capital paulista, que concentra 82% da frota de ônibus elétricos do país, foi o foco das discussões sobre os desafios e oportunidades na eletrificação do transporte público. Atualmente, São Paulo conta com 728 veículos elétricos em operação, número ainda distante da meta de 2.600 ônibus elétricos até o final de 2024.
Durante o evento, foi lançado o estudo de caso "Implantação de Ônibus Elétricos na Cidade de São Paulo", que detalha os desafios enfrentados pela cidade nesse processo. O ICCT (International Council on Clean Transportation) também apresentou uma análise operacional destacando a variação no consumo de energia dos veículos, influenciada por fatores como uso de ar-condicionado e velocidade média.
A parceria ZEBRA (Zero Emission Bus Rapid-deployment Accelerator), co-liderada pelo ICCT e C40 Cities, tem apoiado São Paulo na obtenção de compromissos políticos e no desenvolvimento de estratégias para a eletrificação da frota.
Marcel Martin é o Diretor Geral do ICCT para o Brasil. Ele mora em São Paulo e tem mais de 17 anos de experiência em mudanças climáticas, transporte e desenvolvimento urbano. Antes de ingressar no ICCT, Marcel foi Oficial de Programa no iCS – Instituto Clima e Sociedade, coordenando o portfólio de transportes com foco na promoção da mobilidade de baixo carbono; além de explorar as interfaces entre qualidade do ar e saúde com políticas e tecnologias de transporte. Antes disso, Marcel coordenou o Programa de Mobilidade Urbana de Baixo Carbono do IEMA – Instituto Energia e Meio Ambiente Brasil, resultante da parceria entre o Ministério das Cidades e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Marcel também tem experiência no setor privado na coordenação de grandes projetos em planejamento urbano, transporte e mobilidade com equipes multidisciplinares. Marcel é formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Planejamento e Gestão do Território pela Universidade Federal do ABC (UFABC).
O debate, moderado por Marcel Martin, CEO do ICCT Brasil, foi encerrado com um chamado à ação para acelerar a transição: “A eletromobilidade não se trata apenas de tecnologia, mas de melhorar a qualidade de vida nas cidades. O Brasil tem tudo para liderar essa revolução na América Latina”.
Os Desafios da Eletrificação
A falta de infraestrutura adequada para recarga dos ônibus elétricos tem sido um dos principais obstáculos. A distribuidora de energia ENEL não realizou as adequações necessárias nas garagens, resultando em mais de 80 ônibus novos parados por falta de energia. Além disso, o modelo de financiamento adotado prevê o pagamento aos fornecedores somente quando os veículos entram em operação, causando prejuízos a fabricantes como a Mercedes-Benz, que ainda não recebeu o pagamento por 175 ônibus elétricos produzidos. Apesar dos desafios, o evento reforçou o compromisso de São Paulo com a mobilidade sustentável. A cidade obteve a confirmação de crédito externo de cerca de US$ 500 milhões junto ao BID e ao Banco Mundial, além de operações de crédito com o Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e BNDES, totalizando R$ 3,25 bilhões, para viabilizar a substituição gradual da frota movida a diesel por veículos elétricos.
Sobre a ZEBRA
A ZEBRA (Zero Emission Bus Rapid-deployment Accelerator) é uma iniciativa conjunta liderada pela C40 Cities e pelo ICCT (International Council on Clean Transportation), com o objetivo de acelerar a adoção de ônibus de emissão zero nas principais cidades da América Latina, incluindo São Paulo. Lançada em 2018, a parceria atua como catalisadora na transição para frotas de transporte público mais limpas e sustentáveis.
Fontes: LATAM / C40 Cities / ICCT