Mais resistentes, caçambas em inox ampliam presença no setor de transporte pesado

Criado pela Aperam, o aço inoxidável Endur 300 se destaca por sua longa vida útil, leveza e alta tolerância a agentes abrasivos e corrosivos

Mais resistentes, caçambas em inox ampliam presença no setor de transporte pesado
Foto: Divulgação / Reprodução
Publicidade (DPS)
Publicidade (DPS)

Projetadas para suportar o transporte de cargas altamente abrasivas e corrosivas, as caçambas basculantes produzidas com aço inoxidável Endur 300 vêm conquistando a preferência de motoristas e frotas. O material de alta resistência mecânica, mais leve e desenvolvido para tolerar o desgaste severo, tinha 6,2% de participação no mercado de caçambas basculantes reboques e semirreboques em 2024. Já no primeiro semestre de 2025, saltou para 9%, o que evidencia a crescente aceitação do material pelo setor.

Desde seu lançamento, em 2020, os resultados em campo têm sido consistentes: as primeiras unidades foram destinadas ao transporte de sal de cozinha, carvão mineral e concentrado de cobre, e seguem em operação sem necessidade de manutenção, mesmo após cinco anos de uso intenso. Isso representa uma vida útil de duas a três vezes maior que a observada em caçambas feitas com aços convencionais, reforçando o diferencial técnico e econômico do produto.

“Estamos conquistando a confiança de operadores e frotas graças à durabilidade e robustez do Endur 300. É uma tecnologia 100% brasileira que reduz custos de manutenção e aumenta a disponibilidade dos equipamentos. Os resultados comprovam que as caçambas entregam performance superior para o transporte de materiais corrosivos e abrasivos”, explica o engenheiro de Aplicações da Aperam, João Paulo Sarmento Porto.

Entre outras utilizações, o Endur 300 também é indicado para silos, tubulações e componentes de plantas industriais, demonstrando sua aplicação em diferentes segmentos. “Caçambas mais resistentes a cargas corrosivas eram uma demanda de nossos clientes”, afirma o gerente Executivo de Desenvolvimento e Estratégia de Mercado da Aperam, Roberto Guida.

Segundo ele, o consumo de aço inoxidável no Brasil vem crescendo a taxas maiores que outras matérias-primas, por apresentar ao produto final um excelente desempenho técnico, por ser mais durável e mais leve, além de estar alinhado também com os princípios da sustentabilidade, infinitamente reciclável e com baixa pegada de carbono.

Versátil e resistente

A caçamba basculante é formada por uma estrutura metálica resistente e possui uma carroceria com formato de caixa aberta. Sua principal característica é a capacidade de bascular, ou seja, inclinar a carroceria para permitir o descarregamento rápido por gravidade.

Versátil, ela é amplamente utilizada em setores como construção civil, indústria, agronegócio e em diversas outras atividades que demandam o transporte de grandes volumes de carga. Disponível em diferentes medidas e capacidades, é projetada para transportar materiais a granel, muitas vezes corrosivos ou abrasivos, que entram em contato direto com sua estrutura metálica.

Por isso, é fundamental que o aço utilizado seja altamente resistente, como o Endur 300. Essa liga especial combina a resistência mecânica dos aços AHSS (Advanced High Strength Steel) com a resistência à corrosão dos aços inoxidáveis, resultando em um material com elevada durabilidade.

Com os resultados já comprovados no Brasil, a Aperam planeja expandir essa tecnologia para o mercado internacional, levando os basculantes em Endur a novos destinos.



Aperam


Fonte: Link Comunicação