Volda reforça compromisso com a diversidade ao patrocinar o Programa Mulher AutoMotiva
Lançada recentemente, a iniciativa já conta com mais de 700 mulheres na comunidade do WhatsApp; A empresa apoia também as pilotas Antonella Bassani, Bia Martins, Maria Nienkötter e Renata Camargo, além da Niela Mecânica, que atua como embaixadora da marca, e o Instituto Mulheres V8.
A Volda, responsável por atender 90% da frota circulante brasileira entre automóveis, picapes, vans e SUVs com seus componentes de suspensão e transmissão, reforça a liderança feminina no setor automotivo ao se tornar a nova patrocinadora do Programa Mulher AutoMotiva. O projeto, idealizado por Paola Brandão, especialista em marketing no setor automotivo, nasceu a partir de sua trajetória de 15 anos no mercado.
Ao liderar projetos para marcas renomadas, Paola percorreu o Brasil, estreitando relações com varejos e distribuidores, ampliando sua rede de contatos. Suas vivências reforçaram o desejo de criar uma ação voltada ao protagonismo feminino no setor automotivo. Reconhecendo a sinergia entre a iniciativa e os valores da Volda, o diretor da marca, Ivan Furuya, decidiu apoiar o Mulher AutoMotiva, como parte do compromisso da marca com a transformação social.
A iniciativa, lançada em março, visa reunir mulheres e homens, que compartilham a visão de um mercado mais inclusivo e inovador, com o objetivo de construir uma rede sólida de apoio e aprendizado, abrindo caminho para um futuro em que a igualdade de gênero seja vivida na prática. “Não como uma meta distante, mas como parte do dia a dia do setor automotivo”, afirma Paola.
Para o diretor da Volda, é extremamente importante apoiar projetos como este, pois um dos pilares estratégicos da marca é o foco à mulher no setor automotivo. “Além dele, temos as mulheres pilotos, Antonella Bassani, Bia Martins, Maria Nienkötter e Renata Camargo, a Niela Mecânica, embaixadora da marca, e o Instituto Mulheres V8, que também atua na capacitação das mulheres”, afirma Furuya.
Capacitar, inspirar e conectar mulheres do setor automotivo a assumirem posições de liderança com uma abordagem prática e estratégica são os principais objetivos do Mulher AutoMotiva, que oferece mentoria especializada em áreas como marketing, vendas, inteligência artificial, gestão financeira, gestão de pessoas e jurídico.
“O programa vem sendo desenvolvido há mais de 4 anos, quando ainda estava no mundo corporativo enxergando diversas dores do mercado, que sabia que ninguém estava resolvendo. Então, entendi que deveria seguir nesse caminho e cumprir o meu propósito de ajudar no desenvolvimento do setor e estou com muita energia dedicada nisso”, diz Paola.
Sobre o Programa Mulher AutoMotiva
Teve início com dois pilares principais. O primeiro oferece conteúdo gratuito para a Comunidade Mulheres AutoMotiva, por meio de treinamentos mensais ao vivo voltados para mulheres de todo o Brasil, além de lives, publicações nas redes sociais e uma comunidade ativa no WhatsApp.
O segundo pilar é a Mentoria Mulher AutoMotiva, com foco em gestão de empresas automotivas e pensado para apoiar o desenvolvimento de empreendedoras do setor. Os próximos passos incluem a expansão da ação com dois novos pilares: um voltado exclusivamente para a Gestão Empresarial e outro para Marketing e Vendas, com o objetivo de tracionar os negócios das participantes.
Também está previsto um podcast criado para inspirar mulheres que desejam ingressar ou crescer no setor automotivo. São mais de 700 na comunidade do WhatsApp e 3.200 seguidoras no Instagram, em apenas dois meses. “A expectativa agora é ampliar o programa em diferentes regiões do país, fortalecendo ainda mais a rede de apoio e a qualidade das mentorias oferecidas”, sinaliza Paola.
O projeto já conta com o apoio de marcas importantes do setor e Paola destaca a importância do apoio da indústria automotiva na viabilização do programa. Segundo ela, a iniciativa atua diretamente na base da cadeia automotiva. E completa: “Quanto mais essa base se fortalece, melhor para os elos acima da cadeia, como a distribuição e a indústria. Além disso, é graças a esse apoio que conseguimos custear a operação e levar capacitação para todo o Brasil”, finaliza a idealizadora.
Sobre a Volda
A Volda é uma linha de produtos da Tagia, especializada no setor automotivo, dedicando-se principalmente à comercialização de componentes voltados para a suspensão e transmissão. A companhia é 100% brasileira e foi fundada em 2016, com sede no município de Serra, no Espírito Santo. Seus produtos possuem alta tecnologia e qualidade internacional. A marca atualmente atende 90% da frota circulante de automóveis, picapes e SUVs do mercado brasileiro e segue ampliando seu portfólio, que conta hoje com mais de 2.000.
Fonte: Grupo Printer