Simpósio SAE BRASIL de Circularidade Veicular 2025

Este novo capítulo trata da retirada de veículos velhos da ruas do país através de um processo de descomissionamento, reciclagem e reuso de componentes, para a redução de 1 a 2% do imposto IPI ao atingir a meta de 10 a 20% respectivamente da produção anual de uma montadora.

Simpósio SAE BRASIL de Circularidade Veicular 2025
Foto: Divulgação / Reprodução
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Descomissionamento e Reciclagem

O Programa Brasileiro Mobilidade Verde (MOVER), continuação do Rota 2030, adicionou a temática do final de vida dos veículos em seu requisitos para 2027; mas, com a possibilidade de implementação anterior a esta data, a critério das montadoras.

A missão é desafiadora e as montadoras estudam diferentes formas de operacionalização, desde a parcerias com grandes empresas recicladoras ou uma possível internalização de parte da atividade. A decisão de qual rota seguir é dependente de um estudo de business case; enfim, o tema está movimentando a cadeia dos veículos leves e pesados.

Nesta temática entra os materiais proibidos, perigosos e aqueles envolvidos em quesitos geopolíticos, os quais estão sendo tratados em legislações governamentais e certamente, impactarão essa nova forma de tratar os veículos no final de vida (EOL).

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Fonte: SAE Brasil