GAC acelera no Festival de Interlagos pela primeira vez: linha completa e superesportivo são destaque

De modelos eletrificados a um superesportivo elétrico de alto desempenho, a fabricante chinesa convida o público a viver a experiência inesquecível em pista num dos maiores eventos automotivos do país.

GAC acelera no Festival de Interlagos pela primeira vez: linha completa e superesportivo são destaque
Publicidade (DPS)
Publicidade (DPS)

São Paulo, 12 de junho - A GAC, uma das maiores fabricantes de automóveis da China, acelera sua expansão no Brasil com uma estreia de impacto no Festival de Interlagos (12 a 15 de junho). O evento marca a primeira oportunidade para o público brasileiro experimentar ao volante os cinco modelos recém-lançados no país – incluindo quatro veículos 100% elétricos e um híbrido – e viver a adrenalina do superesportivo Hyptec SSR, um dos carros elétricos mais potentes do mundo. No circuito do festival, que deve reunir 200 mil entusiastas, os visitantes terão acesso aos test drives dos lançamentos: Hyptec HT, Aion V, Aion Y, GS4 (híbrido) e o sedã Aion ES.

Uma atração premium é a chance de andar junto com um piloto credenciado no Hyptec SSR, o superesportivo elétrico que redefine a performance e sentir a sua arrancada, que chega de 0 a 100 km/h em 1,9s (versão Ultimate Track). O veículo possui 1.225 cv e 12.000 Nm de torque. Além de plataforma 900V com tecnologia de carbeto de silício (SiC), autonomia de 506 km (CLTC), carroceria em fibra de carbono e chassi em liga de alumínio.

Os modelos apresentados incorporam as soluções globais da GAC, terceira maior fabricante mundial de veículos elétricos a bateria (BEV), como: propulsão elétrica de última geração, sistemas de direção autônoma e baterias de alta eficiência e conectividade inteligente.

"O Festival de Interlagos é o palco perfeito para apresentarmos nossa tecnologia ao público brasileiro – apaixonado por carros e cada vez mais conectado com a mobilidade sustentável", afirma Alex Zhou, CEO da GAC Brasil. "Convidamos todos a virem experimentar no test drive o que há de mais avançado em eletrificação e performance. Nossos modelos combinam design marcante, tecnologia inteligente e a emoção de dirigir que os brasileiros tanto valorizam."


Festival de Interlagos 2025

Data: 12 a 15 de junho

Horários: 12/06 (quinta): 12h às 20h. E de 13 a 15/06 (sex a dom): 8h às 20h (exposição) | 19h às 23h (shows)

Local: Autódromo de Interlagos – Village GAC

Modelos para test drive: Hyptec HT, Aion V, Aion Y, GS4 e Aion ES. 


Hyptec HT: o SUV elétrico de alta tecnologia e grande porte

O Hyptec HT é o SUV 100% elétrico de maior porte da linha GAC no Brasil. Com 4.935 mm de comprimento, 1.920 mm de largura e entre-eixos de 2.935 mm, oferece amplo espaço interno para cinco ocupantes e porta-malas de 725 litros.

O modelo está disponível em duas versões: Hyptec HT Elite (R$ 299.990) e Hyptec HT Ultra (R$ 349.990), ambas com o mesmo conjunto mecânico. Um dos grandes diferenciais da versão Ultra são as portas traseiras estilo asa-de-gaivota, operadas eletricamente. Além de visual marcante, oferecem maior amplitude de acesso e contam com sistema inteligente que evita a abertura em espaços limitados ou em caso de objetos próximos. Também possuem duplo sistema antiesmagamento, pensado especialmente para prevenir acidentes com crianças.

O design é outro destaque: o Hyptec HT traz frente com linhas limpas, faróis em estilo "lapidado", com efeito diamantado, e traseira robusta, marcada por lanternas tridimensionais horizontais. A carroceria combina visual sofisticado com funcionalidade e presença marcante.

A performance acompanha o porte. Equipado com motor traseiro de 245 cv e 309 Nm (31,5 kgfm) de torque, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos e atinge 183 km/h. A bateria de 72,7 kWh (LFP – fosfato de ferro-lítio) proporciona autonomia de 362 km no padrão Inmetro e 445 km no ciclo WLTP. A recarga de 30% a 80% leva 28,2 minutos com carregador DC de 163 kW ou cerca de 8,3 horas em tomada residencial de 220V (20A). O sistema de regeneração de energia possui três níveis de intensidade ajustáveis.

No conjunto mecânico, o destaque vai para a suspensão independente nas quatro rodas, com braços duplos na dianteira e multilink com buchas hidráulicas na traseira. Os freios são a disco ventilado na frente e sólido atrás. Vem equipado com rodas de alumínio de 19 polegadas (pneus 245/55 R19), seis airbags (frontais, laterais e de cortina – com inflagem prolongada por 6 segundos) e recursos como controle de tração e estabilidade, Auto Hold, assistente de partida e descida em rampa, TPMS e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.

O interior reúne conforto e sofisticação. Os bancos dianteiros contam com ajustes elétricos, ventilação, aquecimento, memória e função massagem. O ar-condicionado é dual zone e permite acoplamento de fragrâncias. Para os passageiros traseiros, o modelo oferece encosto reclinável até 143 graus, mesinhas atrás dos bancos dianteiros e apoio para as pernas tipo poltrona de avião para quem viaja à frente. O porta-malas principal de 536 litros pode ser ampliado com compartimentos adicionais sob o assoalho (80 litros) e sob o capô dianteiro (frunk de 55 litros).

Em tecnologia, o Hyptec HT se destaca por seu sistema multimídia com tela touchscreen de 14,6 polegadas, compatível com Apple CarPlay e Android Auto. A central oferece app de música online, navegação 3D, conectividade 5G e atualizações OTA (over the air). O modelo conta ainda com sistema de som com 22 alto-falantes e amplificador de 16 canais, câmera 360º, chave keyless, carregador de celular por indução, Wi-Fi, Bluetooth e um painel digital adicional de 8,88".

O pacote ADAS é um dos mais completos da categoria: inclui alertas de colisão frontal e traseira, tráfego cruzado, mudança e permanência em faixa, abertura de portas, monitoramento de ponto cego, frenagem autônoma de emergência, controle de cruzeiro adaptativo e ajuste dinâmico da regeneração de energia com base na distância do veículo à frente.

Aion V: SUV elétrico com foco em tecnologia e conforto

O Aion V é um SUV 100% elétrico de porte médio, desenvolvido com base nos mais recentes padrões globais de tecnologia. O modelo integra o segmento mais procurado pelo consumidor brasileiro - os SUVs - e entrega desempenho sólido, com 204 cv de potência e 240 Nm (24,5 kgfm) de torque. Atinge velocidade máxima de 160 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos. A autonomia é de 389 km segundo o padrão Inmetro, ou até 602 km com base no ciclo NEDC. A bateria de 75,3 kWh pode ser recarregada de 30% a 80% em apenas 16 minutos (em carregador DC de 180 kW) ou em cerca de 8,5 horas em tomada residencial de 220V.

Com dimensões um pouco menores que o Hyptec HT, o Aion V oferece carroceria robusta, ideal para famílias, com bom espaço interno e acabamento refinado. Mede 4.605 mm de comprimento, 1.854 mm de largura e possui entre-eixos de 2.775 mm. O porta-malas tem capacidade de 427 litros e o banco traseiro reclina até 137 graus, garantindo maior conforto aos ocupantes.

Entre os itens de segurança, o modelo traz seis airbags tradicionais e um diferencial: uma bolsa de ar inflável entre os bancos dianteiros, que ajuda a evitar o contato entre motorista e passageiro em colisões laterais, especialmente em casos de efeito chicote.

Na parte mecânica, o Aion V se assemelha ao Hyptec HT, com exceção da tração dianteira e da suspensão dianteira tipo MacPherson. O modelo é oferecido por R$ 214.990 e traz interior com sistema de som composto por 9 alto-falantes e três entradas USB. O pacote de equipamentos é praticamente idêntico ao do HT, colocando o Aion V entre os SUVs mais completos da categoria.

O pacote ADAS inclui os mesmos recursos do HT: alertas de abertura de portas, colisão frontal e traseira, tráfego cruzado traseiro e mudança de faixa; assistentes de congestionamento e permanência em faixa; monitoramento de ponto cego, frenagem autônoma de emergência e controle de cruzeiro adaptativo.

Como diferencial exclusivo, o Aion V oferece um compartimento refrigerado entre os bancos dianteiros com temperatura ajustável entre -15 °C e 50 °C. O sistema permite alternar entre três modos — congelamento, refrigeração e aquecimento — e comporta até 12 latas de 350 ml.

GS4: SUV híbrido com temperamento esportivo

Com motorização híbrida, o GS4 é um SUV de porte médio, com 4.680 mm de comprimento e 1.901 mm de largura. Seu amplo espaço interno é garantido, principalmente, pelo entre-eixos de 2.750 mm. O porta-malas acomoda entre 638 e 1.586 litros, posicionando o modelo entre os SUVs com maior capacidade do mercado brasileiro.

A motorização combina um motor elétrico de 182 cv e um motor a combustão, movido a gasolina, com 2 litros de cilindrada e 140 cv de potência. Este último opera sob o ciclo Atkinson, que se diferencia do ciclo Otto por priorizar a eficiência energética — o motor admite menos mistura ar-combustível, mas prolonga o curso de expansão dos gases após a combustão, aproveitando melhor a energia gerada.

O GS4 é um híbrido do tipo HEV, que não requer recarga externa. A bateria elétrica, com 2,1 kWh de capacidade, é alimentada de forma regenerativa (por meio de frenagens e desacelerações) e também pelo motor a combustão. Juntos, os dois motores entregam 235 cv de potência combinada, o que garante uma autonomia de 705 km e consumo médio de 14,1 km/l.

Na prática, ao contrário de muitos híbridos em que o motor elétrico apenas auxilia o a combustão, o GS4 opera majoritariamente com tração elétrica. Isso garante acelerações vigorosas e rodagem silenciosa, com o motor a combustão atuando como suporte em situações de maior exigência de potência.

Entre os itens de série, o GS4 oferece suspensão independente nas quatro rodas (dianteira MacPherson e traseira multilink), seis airbags (frontais, laterais e de cortina), rodas de alumínio de 19 polegadas, freios a disco ventilado na dianteira e sólidos na traseira. Conta também com vidros, travas e retrovisores com acionamento elétrico, faróis full LED dianteiros e traseiros, luzes diurnas (DRL), teto solar panorâmico, ar-condicionado, bancos dianteiros com ajuste elétrico e controle de temperatura, além de três entradas USB.

O sistema de entretenimento inclui central multimídia touchscreen de 10,1" compatível com Apple CarPlay, sistema de som com 10 alto-falantes, carregador de celular por indução, conectividade via Wi-Fi e Bluetooth, além de quadro de instrumentos totalmente digital com tela de 10,25". 

Outro destaque é o head-up display, que projeta no para-brisa informações essenciais de condução, permitindo ao motorista manter os olhos na pista.

No quesito segurança, o modelo vem equipado com assistente de partida em rampa, controle de descida, controle eletrônico de tração e estabilidade, TPMS, Auto Hold e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros. Também traz um pacote ADAS completo: alertas de abertura de portas, colisão frontal e traseira, tráfego cruzado traseiro e mudança de faixa; assistentes de congestionamento e permanência em faixa; monitoramento de ponto cego, frenagem autônoma de emergência e controle de cruzeiro adaptativo.

O GS4 é ofertado em duas versões no Brasil: Premium (R$ 189.990) e Elite (R$ 199.990). A versão Elite agrega diversos recursos adicionais, como retrovisores externos rebatíveis eletricamente, tampa do porta-malas com abertura elétrica, teto solar panorâmico, banco do passageiro com ajuste elétrico, bancos em couro sintético (tecido na versão Premium), volante revestido em couro sintético, câmera 360º, head-up display e o pacote ADAS mais completo da linha.

Aion Y Plus: o SUV elétrico pensado para a família

O Aion Y Plus é um modelo 100% elétrico que combina design refinado, praticidade e tecnologia, posicionando-se como uma excelente opção para famílias. Um dos destaques está no ângulo de abertura das portas - praticamente 90 graus - que facilita o acesso e garante ampla usabilidade no dia a dia. O design aerodinâmico também merece atenção, com coeficiente de arrasto de apenas 0,278.

O modelo é oferecido em duas versões no Brasil: Premium (R$ 174.990) e Elite (R$ 184.990). A versão Elite inclui rodas de alumínio de 18 polegadas (17" na Premium), faróis altos inteligentes, tampa do porta-malas com abertura elétrica, banco do motorista com sistema de ventilação, banco do passageiro com ajustes elétricos, carregador de celular por indução e pacote ADAS.

Com carroceria, o Aion Y Plus é o mais compacto entre os SUVs da linha GAC, mas oferece dimensões que garantem conforto para cinco ocupantes: 4.535 mm de comprimento, 1.870 mm de largura e entre-eixos de 2.750 mm. O porta-malas tem capacidade variável entre 361 e 1.650 litros, graças à versatilidade no arranjo dos bancos. 

Em desempenho, o modelo entrega 204 cv de potência e 225 Nm (23 kgfm) de torque, atingindo até 150 km/h e acelerando de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos. A autonomia é de 318 km, segundo o padrão Inmetro. A bateria, de 63,2 kWh, pode ser recarregada de 30% a 80% em 55 minutos (em carregador rápido DC de 75 kW) ou em aproximadamente 7,2 horas em uma tomada de 220V.

A lista de equipamentos de série, incluindo o sistema de entretenimento e o pacote ADAS, segue o padrão da versão Elite do Hyptec HT. O Aion Y Plus conta com tela digital de 10,25 polegadas e oferece um conjunto completo de recursos de segurança, assistência à condução e conectividade.

Aion ES: o sedã elétrico acessível e funcional da GAC

Voltado ao uso executivo e corporativo, o Aion ES é o sedã 100% elétrico da GAC que combina eficiência, conforto e bom custo-benefício. Com 4.810 mm de comprimento, entre-eixos de 2.750 mm e porta-malas de 453 litros, oferece espaço adequado para cinco ocupantes, ideal para transporte urbano ou serviços de mobilidade.

O conjunto motriz entrega 136 cv de potência e 225 Nm (23 kgfm) de torque, com bateria de 55,2 kWh que garante autonomia de 314 km no padrão Inmetro. A recarga de 30% a 80% leva cerca de 37 minutos com carregador rápido DC de 75 kW.

Entre os equipamentos de série, o Aion ES traz painel digital de 3,5 polegadas, central multimídia de 8", ar-condicionado dual zone, quatro airbags, sensores de estacionamento, controle eletrônico de estabilidade e assistente de partida em rampa.

Modelo de entrada da linha GAC no Brasil, o Aion ES chega ao mercado com preço a partir de R$ 169.990.


Sobre a GAC Brasil

A GAC, subsidiária do Guangzhou Automobile Group Co., Ltd., é reconhecida globalmente por sua excelência em pesquisa, desenvolvimento e produção de veículos de alta qualidade, combinando tecnologia de ponta e sofisticação. Em 2023, sua produção e vendas ultrapassaram 2,5 milhões de unidades. Presente em mais de 70 países, a GAC chega ao Brasil para marcar um novo capítulo em sua trajetória de expansão global. Com parcerias estratégicas e uma sólida experiência internacional, a empresa busca oferecer ao consumidor brasileiro veículos inovadores, sustentáveis e confiáveis, com uma gama diversificada de veículos a combustão, híbridos e elétricos. Comprometida com a excelência e a confiança do cliente, a GAC trabalha para impulsionar o desenvolvimento do setor automotivo brasileiro, aliando inovação, eficiência e design sofisticado.


Fonte: GAC / Greenz