Fórmula E: Dan Ticktum se aproveita de problemas no E-Prix de Jacarta para garantir primeira vitória
Problemas afetaram os líderes iniciais Jake Dennis e Nyck de Vries .
São Paulo, 21 de junho de 2025 – Dan Ticktum abriu caminho pelo pelotão até a vitória na Etapa 12 do E-Prix Sarinah de Jakarta de 2025, enquanto problemas afetaram Jake Dennis e Nyck de Vries, que lideraram boa parte da prova.
Ticktum, que havia começado em quinto, superou por um Safety Car tardio e duas Bandeiras Amarelas Em Todo O Percurso, tendo habilmente ultrapassado o pole position e líder da corrida, Jake Dennis, na segunda rodada de ativações do MODO DE ATAQUE, na volta 29.
A partir daí, o piloto da CUPRA KIRO teve que se defender da Mahindra de Edoardo Mortara nas últimas quatro voltas até a volta final. Devidamente, Ticktum se manteve firme para sua primeira vitória em 60 largadas na Fórmula E, também a primeira vitória da equipe desde Moscou na Temporada 1, com Nelson Piquet Jr.
Até então, a batalha parecia ser entre Dennis - que liderou boa parte da corrida - e De Vries, da Mahindra. Dennis se defendeu com força na volta 22, durante a primeira rodada de ativações do MODO DE ATAQUE, sendo agressivo com De Vries na saída da curva final.
Uma volta depois, com uma sobreposição de MODO DE ATAQUE, foi a vez de De Vries ser agressivo, ao tentar novamente a primeira posição, para ultrapassar Dennis, mas foi considerado pelos comissários pelo excesso na zona de frenagem da Curva 1 e recebeu uma penalidade de 10 segundos.
Surpreendentemente, isso também resultou no sexto vencedor diferente nas últimas seis corridas. Ambos foram retirados da disputa após a última Bandeira Amarela Em Todo O Percurso, com o carro de De Vries parando lentamente devido a um problema técnico e Dennis escorregando no pelotão e forçado a ir para os boxes, deixando Ticktum e Mortara brigando pelo primeiro lugar.
Nico Mueller (Andretti) terminou em terceiro - um ganho de 10 posições em relação à largada. António Félix da Costa (Porsche), Nick Cassidy (Jaguar TCS Racing) e Taylor Barnard (NEOM McLaren) completaram os seis primeiros - com o britânico se recuperando de um primeiro MODO DE ATAQUE ruim.
O líder da classificação, Oliver Rowland (Nissan), recuperou terreno no início, mas uma punição por contato com Maximilian Guenther (DS PENSKE) o deixou sem pontos em Jacarta, o mesmo para a Nissan. Com Wehrlein, da Porsche, também sem pontuar, o britânico não teve problemas na classificação do Campeonato Mundial de Pilotos, que pode garantir o título em Berlim.
A Porsche lidera por 203 a 191 pontos da a Nissan na tabela de Equipes, enquanto a Nissan lidera sobre a Porsche, por 303 a 299, na classificação de Fabricantes.
A Fórmula E retorna com a rodada dupla do E-Prix de Berlim, Etapas 13 e 14, nos dias 12 e 13 de julho.
Como aconteceu
Dennis liderou o caminho na Curva 1, enquanto De Vries ultrapassou Barnard na segunda posição e Ticktum chegou em quarto.
O progresso de Rowland parecia bom, com o piloto da Nissan prestes a ficar entre os 10 primeiros na volta 13, mas uma penalidade de cinco segundos por causar uma colisão com Maximilian Guenther fez o líder da classificação recuar.
O pelotão foi dividido por apenas nove segundos quando os 10 primeiros entraram no MODO DE ATAQUE se aproximando da metade da volta 17. Mortara, da Costa, Ticktum e Buemi entraram no primeiro dos dois reforços obrigatórios do MODO DE ATAQUE de 50 kW extras e com tração nas quatro rodas em voltas consecutivas, enquanto tentavam incomodar o trio líder, Dennis, De Vries e Barnard.
Barnard deu o salto na volta 18, quando os líderes começaram a pisar fundo - com Dennis e De Vries tentando abrir uma vantagem antes de fazerem sua própria jogada na zona de ativação do MODO DE ATAQUE.
Mortara assumiu brevemente a liderança enquanto a dupla líder ativaram o MODO DE ATAQUE na volta 20, mas Dennis e de Vries despacharam o suíço na saída da curva final e na volta 21. O grande perdedor? Barnard - o piloto da NEOM McLaren avançou para o final do top 10 com sua primeira ativação do MODO DE ATAQUE.
De Vries teve dois minutos de vantagem no MODO DE ATAQUE sobre Dennis, com o britânico tendo que se defender muito forte na saída da curva final na volta 22 para manter a liderança.
Uma volta depois, o piloto da Mahindra fez o mesmo movimento com uma boa saída da curva final. Ele passou ao lado, mas tocou o nariz do carro de Dennis, quebrando a asa dianteira do Andretti no processo.
Dennis ficou perplexo com seu engenheiro pelo rádio, e um Safety Car foi necessário para remover os destroços.
A volta 26 viu a corrida recomeçar quando o Safety Car saiu do circuito com De Vries à frente de Dennis, Mortara, Ticktum, da Costa, Cassidy, Buemi, Mueller, Barnard e Rowland - todos, exceto Dennis, com um impulso de quatro minutos no MODO DE ATAQUE de 50 kW extras, enquanto o britânico tinha seis minutos restantes para usar.
Na curva 7 da volta 27, Wehrlein investiu contra Rowland pela nona posição, com este último exagerando e levando a pior, com o piloto da Porsche caindo para 11º, atrás de Barnard. Enquanto isso, De Vries recebeu uma punição de 10 segundos pela manobra na zona de frenagem em relação a Dennis.
Com a segunda ativação do MODO DE ATAQUE, Ticktum parecia ter dado um golpe mortal, ultrapassando Dennis para assumir a P1, com De Vries cumprindo sua penalidade. Seguiu-se uma bandeira amarela em todo o percurso para a recuperação do Maserati MSG Racing Tipo Folgore de Jake Hughes, que estava lesionado, e, surpreendentemente, Dennis e de Vries caíram para o fim do pelotão - o primeiro acabou tendo que parar nos boxes.
Na volta 34, a corrida voltou ao normal com Ticktum seguido por Mortara, Mueller, Da Costa, Cassidy, Barnard, Bird, Frijns, Evans e Beckmann ficando no top 10, levando em conta as penalidades de Buemi e Rowland.
Mortara esteva na traseira do CUPRA KIRO de Ticktum a partir daí, mas o britânico conseguiu segurar a primeira vitória na Fórmula E em 60 largadas, com Mortara em segundo e Mueller terminando em terceiro.
Fonte: Textual