Indústria automotiva em foco: Volkswagen detalha estratégia bilionária no Leader Talks do Itaú BBA
Presidente e CEO da montadora no Brasil participou do videocast Itaú BBA Leader Talks e falou sobre investimentos na América do Sul.

São Paulo, 25 de junho de 2025 – A Volkswagen reforça sua confiança na América do Sul com um plano de R$ 20 bilhões em investimentos até 2028. A estratégia inclui o lançamento de 17 novos modelos, com destaque para a estreia dos híbridos. O tema foi discutido no videocast Leader Talks, do Itaú BBA, com a participação de Ciro Possobom, Presidente e CEO da Volkswagen do Brasil, e Daniel Gasparete, responsável pela cobertura de Real Estate, Bens de Capital e Transporte no Itaú BBA.
Em 2024, a montadora já havia anunciado R$ 16 bilhões em investimentos no Brasil, com 16 novos modelos previstos. Recentemente, confirmou um investimento adicional de US$ 580 milhões na Argentina para produzir a nova geração da Amarok a partir de 2027. Somados, os aportes da montadora na Região América do Sul chegam a R$ 20 bilhões.
“A Volkswagen tem uma ofensiva robusta com 17 novos modelos até 2028 na Região América do Sul abrangendo todos os segmentos, com destaque para a estreia dos híbridos. Já somos líderes dos dois principais segmentos no Brasil, SUVs e hatches, e acabamos de lançar o SUVW Tera, que já chegou quebrando um novo recorde: foram 12.000 pedidos em apenas 50 minutos! Também estamos investindo fortemente em pick-ups e no resgate da esportividade, que é o DNA da marca, com a chegada do Novo Jetta GLI e Golf GTI, que se juntarão ao recém-lançado Nivus GTS. A Volkswagen quer ocupar todos os espaços, com soluções de mobilidade para todas as pessoas”, afirma Ciro Possobom, Presidente e CEO da Volkswagen do Brasil.
Com 72 anos de atuação no Brasil, a marca reforça seu compromisso com o desenvolvimento local. Possobom lembrou que o setor automotivo responde por quase 110 mil empregos diretos no Brasil e representa aproximadamente 20% do PIB industrial do País. O executivo citou o Volkswagen Tera como exemplo de aproveitamento do potencial nacional, com 80% de componentes locais.
O episódio com o Presidente e CEO da Volkswagen Brasil faz parte da websérie Leader Talks, do Itaú BBA, que reúne conversas setoriais com CEOs de grandes empresas que se destacam em seus segmentos. A estratégia faz parte do movimento de especialização anunciado pelo banco em janeiro de 2025.
“Nosso objetivo é reafirmar a cultura de proximidade com o cliente, entender suas necessidades a fundo e construir relações duradouras. Temos uma rede com as maiores e melhores empresas do Brasil, o que nos permite estabelecer essas conexões. Somos reconhecidos pelo conhecimento técnico e atendimento personalizado, e as conversas do Itaú BBA Leader Talks são essenciais para fortalecer essa posição”, destaca Renato Haramura, superintendente de Marketing do Itaú Unibanco.
Para assistir ao episódio completo do Itaú BBA Leader Talks, acesse o canal do YouTube do Itaú BBA.
Fonte: Comunicação Corporativa - Itaú Unibanco