Equipe Nissan de Fórmula E inscreve Abbi Pulling e Gabriele Minì nos testes para rookies em Berlim
A dupla enfrentará duas sessões no circuito de 2,343 quilômetros, que conta com 15 curvas e segue no sentido anti-horário. O gerenciamento dos pneus será posto à prova pela famosa superfície abrasiva da pista, o que adicionará um nível extra de dificuldade para os novatos.

YOKOHAMA, Japão (01/07/2025) – Abbi Pulling e Gabriele Minì estarão de volta à ação pela Equipe Nissan de Fórmula E no próximo teste de Novatos da FIA Fórmula E. A dupla retornará ao volante do Nissan e-4ORCE 05 no dia 14 de julho, no Circuito de Rua do Aeroporto de Tempelhof, em Berlim.
Atual campeã da F1 Academy, Pulling impressionou ao terminar no topo da tabela de tempos na sessão exclusiva para mulheres em Jarama, em novembro do ano passado. Esta será sua primeira aparição em pista com a equipe japonesa em seu novo papel como piloto novata e de simulador da Equipe Nissan de Fórmula E. A britânica atualmente compete no Campeonato GB3, onde conquistou um sólido quinto lugar em sua estreia em Silverstone.
Além disso, Minì retorna à equipe pela terceira vez graças à colaboração da Equipe Nissan de Fórmula E com a Alpine Racing. O piloto italiano buscará desenvolver as habilidades adquiridas em suas duas participações anteriores com um carro da Fórmula E, quando terminou entre os 10 primeiros no teste de novatos, em Berlim, no ano passado, antes de garantir um impressionante segundo lugar na sessão FP0 em Jeddah. Minì vem tendo uma ano consistente na FIA Fórmula 2, tendo conquistado um pódio na Sprint Race de Mônaco.
Tommaso Volpe, diretor-geral e chefe de equipe da Equipe Nissan de Fórmula E:
“Estamos muito felizes em contar com Abbi e Gabriele para o teste de novatos em Berlim este ano. Esta será a primeira vez da Abbi em pista desde que se juntou a nós como piloto novata e de simulador, e estamos felizes em receber o Gabriele novamente graças à nossa estreita colaboração com a Alpine Racing. Já trabalhamos com ambos separadamente no passado com muito sucesso, então, será ótimo vê-los formando uma dupla neste teste. São dois pilotos muito talentosos e, para nós, é excelente manter a continuidade com nossos novatos, para que possam continuar se desenvolvendo ao mesmo tempo em que contribuem cada vez mais com a equipe.”
Abbi Pulling, piloto novata e de simulador da Equipe Nissan de Fórmula E:
“Estou muito empolgada para voltar à pista e trabalhar com a equipe novamente. Já pilotei em circuitos de rua antes, mas nunca com um carro tão potente, então será uma oportunidade incrível. Berlim parece ser uma pista divertida – o Gabriele já esteve lá com a equipe antes, então será interessante trabalhar com ele e aprender com sua experiência anterior. Estarei presente também durante o fim de semana de corrida anterior ao teste, então, meu principal objetivo é absorver o máximo de informações possível, melhorar meu entendimento do carro e aproveitar ao máximo essa experiência, tanto para a equipe quanto para mim.”
Gabriele Minì: “É ótimo estar de volta. Aproveitei bastante minhas duas participações anteriores com a equipe, então estou muito feliz em trabalhar com eles novamente. É uma pista que conheço bem, tendo corrido lá no teste de novatos no ano passado. Também tive a chance de pilotar o GEN3 Evo na sessão FP0 em Jeddah, com o modo de potência de 350kW, pneus novos e tração nas quatro rodas, então, minha meta será combinar essas duas experiências. Meu principal objetivo é continuar aprendendo e ajudar a equipe a cumprir seu programa do dia, como fizemos em Jeddah, enquanto também mostro meu ritmo.”
Sobre a Nissan na Fórmula E
A Nissan estreou no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E na Temporada 5 (2018/2019), tornando-se a primeira e única montadora japonesa a participar da categoria 100% elétrica.
Na Temporada 7 (2020/2021), a Nissan anunciou seu compromisso de longo prazo com a Fórmula E e com a era dos carros de Geração 3 (GEN3), que vai da Temporada 9 (2022/2023) até o final da Temporada 12 (2025/2026) da categoria de corridas 100% elétricas.
Com a aquisição da escuderia e.dams pela Nissan em abril de 2022, a montadora japonesa assumiu o controle total de sua participação no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.
Em junho de 2022, a Nissan anunciou que vai fornecer sua tecnologia de motorização elétrica para a McLaren Racing durante toda a era da GEN3 na Fórmula E.
Em 28 de março de 2024, às vésperas do primeiríssimo E-Prix de Tóquio, a Nissan anunciou seu compromisso de longo prazo com a Fórmula E, tornando-se o primeiro construtor a confirmar seu envolvimento na era dos carros de Geração 4 (GEN4), que vai até 2030, reforçando seus objetivos de eletrificação da visão Ambition 2030.
Oliver Rowland e Norman Nato formam o line-up de pilotos da Equipe Nissan de Fórmula E na Temporada 11 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.
A Nissan está competindo na Fórmula E para levar a emoção e a diversão dos veículos elétricos de emissão zero a uma plateia global. Como parte de sua meta de atingir a neutralidade de carbono em todas suas operações e no ciclo de vida de seus produtos até 2050, a Nissan pretende eletrificar todos os novos veículos comercializados até o início da década de 2030, nos principais mercados. A montadora japonesa pretende usar sua expertise na transferência de know-how e tecnologia entre as pistas e as ruas, para oferecer veículos elétricos ainda melhores aos seus clientes.
Sobre a Fórmula E
Desde que foi criado, em 2020, o Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E foi o primeiro esporte global a ser certificado com uma pegada líquida de carbono zero, com investimentos em projetos certificados de proteção do clima em todos os países que sediam suas corridas elétricas, para compensar as emissões de cada temporada.
Todos os carros no campeonato são movidos a eletricidade, fazendo da categoria uma plataforma competitiva para testar e desenvolver as últimas tecnologias de motorização elétrica.
Os maiores construtores do planeta competem entre si em circuitos de rua e a Fórmula E promove a adoção da mobilidade sustentável nos centros urbanos, apostando no combate à poluição atmosférica e na diminuição dos efeitos das mudanças climáticas.
Fonte: Nissan