COP30: 99 e Riba Brasil lançam operação com 300 motos elétricas para promover a mobilidade sustentável em Belém

60 motocicletas estarão disponíveis no início de julho e serão encaminhados lotes mensais com 60 unidades até novembro.

COP30: 99 e Riba Brasil lançam operação com 300 motos elétricas para promover a mobilidade sustentável em Belém
Foto: Divulgação / Reprodução
Publicidade (DPS)
Publicidade (DPS)

  • A economia média esperada para os motoristas que migrarem para motos elétricas em Belém-PA é de até 35% e estima-se a redução de 1 tonelada de CO₂ a cada 10 mil km rodado;
  • Além do impacto ambiental, a parceria entre 99 e Riba Brasil também desenvolveu ferramentas de segurança, com tecnologias como telemetria, alertas inteligentes e algoritmos desenvolvidos a partir de dados locais.

Pioneira em eletromobilidade para veículos de duas e quatro rodas no país, a 99, em colaboração com a Riba Brasil, provedor de serviços de descarbonização para projetos de Impacto Social, inicia a operação de motos eletrificadas em Belém. A iniciativa, voltada à ampliação da mobilidade sustentável na região, contempla 300 unidades. A primeira leva, com 60 motocicletas, estará disponível a partir do início de julho, e as demais 240 serão entregues em remessas mensais de 60 até a realização da COP30, marcada para ocorrer de 10 a 21 de novembro no estado do Pará. O valor para locação será de R$399/semana para os parceiros. 

A ação de duas das 23 empresas aliadas à Aliança pela Mobilidade Sustentável, busca reduzir os custos operacionais dos parceiros e, ao mesmo tempo, contribuir de forma expressiva para a diminuição da emissão de poluentes, promovendo melhorias na qualidade do ar. A estimativa é de redução de cerca de 1 tonelada de CO₂ a cada 10 mil quilômetros percorridos pelos condutores com motos elétricas.

"Essa é nossa primeira ação relacionada à COP30, reafirmando o compromisso da 99 em tornar a eletromobilidade mais inclusiva e impulsionar cidades mais sustentáveis. Belém será vitrine de um modelo de operação que proporciona economia em relação aos veículos a combustão, além de gerar benefícios ambientais concretos e estamos muito empolgados em promover diversas ações junto às coligadas da Aliança para mostrar o quão grande é o trabalho deste grupo em prol da descarbonização", destaca Thiago Hipolito, Diretor Sênior da 99.

Crescimento acelerado no Pará

O número de motociclistas em Belém quase dobrou entre 2013 e 2023. Entre abril de 2024 e abril de 2025, a 99 registrou aumento de quase 60% nas entregas realizadas com motocicletas e crescimento de aproximadamente 40% nas viagens com passageiros. O número de condutores parceiros cresceu 30% no mesmo intervalo, em todo o país.

Para atender às especificidades da região, o modelo de moto elétrica desenvolvido pela Riba Brasil foi customizado à geografia de Belém. A motocicleta possui capacidade de carga de até 220 kg, autonomia de até 120 km e acesso até 14 estações de troca de bateria (swap stations), cada uma com até nove compartimentos disponíveis.

"Estamos entusiasmados por colaborar com a 99 neste projeto. Além de ser livre de emissões, o ruído é apenas o dos pneus, beneficiando a saúde de pilotos, passageiros e cidades. Juntos, e com nosso algoritmo de segurança, visamos zerar acidentes de trânsito e oferecer uma mobilidade ponto a ponto que complementa o transporte público, encurtando distâncias e evitando superlotação. Desde o início escolhemos Belém como cidade-piloto para a implantação e o fortalecimento da mobilidade sobre duas rodas." — Carlos Roma, CEO da Riba.

Segurança e conforto como prioridades

Além dos ganhos ambientais, a segurança é um dos pilares centrais da operação. A 99 já disponibiliza mais de 50 funcionalidades voltadas à proteção dos usuários, como alertas de velocidade, relatórios de segurança e uso de telemetria para análise de comportamento com possibilidade de bloqueio de motoristas em caso de infrações.

A Riba Brasil, por sua vez, desenvolveu um algoritmo de segurança baseado em dados obtidos por meio de grupos focais com entregadores e motoristas de aplicativo, além de entrevistas com comerciantes e outros atores locais. A solução faz parte do Selo Riba Zerar que visa zerar acidentes de trânsito ampliando a proteção para condutores, passageiros e todo o ecossistema de trânsito

Outro diferencial está na experiência do usuário: o modelo elétrico proporciona viagens mais silenciosas e menos poluentes, pois não há emissões de gases, ao contrário das motos a combustão. Nas paradas, o vácuo gerado pela moto a combustão carrega a poluição diretamente para as roupas e o ar ao redor do passageiro e motorista, o que não ocorre com a moto elétrica. Além disso, ela elimina o risco de queimaduras causadas pelo escapamento ou pelo calor excessivo do motor. 

Aliança pela Mobilidade Sustentável acelera a eletromobilidade no país

A parceria entre a 99 e a Riba Brasil começou em novembro de 24, quando a fornecedora de motos elétricas passou a integrar a Aliança pela Mobilidade Sustentável, movimento liderado pela 99 que já reúne 23 organizações, entre os setores de recarga, infraestrutura, montadoras, bancos, locação de veículos e transporte por aplicativo. Em três anos, o grupo direcionou mais de R$ 332 milhões em investimentos para fomentar o acesso a veículos elétricos e híbridos, ampliar a infraestrutura de recarga e promover políticas públicas voltadas à descarbonização do transporte.

Desde sua criação, a Aliança pela Mobilidade Sustentável já impulsionou uma mobilidade mais limpa para mais de 27 milhões de passageiros, por meio de mais de 18 milhões de viagens realizadas em veículos eletrificados na plataforma da 99. Os automóveis elétricos cadastrados já percorreram o equivalente a 141 milhões de quilômetros, evitando a emissão de mais de 18 mil toneladas de CO₂ — impacto ambiental comparável ao plantio de 145 mil árvores.


SOBRE A 99

A 99 é uma empresa de tecnologia que oferece conveniência e soluções para as necessidades dos brasileiros. O aplicativo faz parte da companhia global Didi Chuxing ("DiDi") e no Brasil conecta pessoas a serviços de mobilidade, pagamentos e entregas.


Fonte: 99 / Máquina CW