Toyota leva inovação e legado ao Festival do Japão 2025 em homenagem aos 130 anos da relação Brasil-Japão

A participação da fabricante no evento reforça a conexão histórica da marca com o país e o compromisso com o futuro da mobilidade; Nesta edição, a Toyota estará presente no evento com um stand de 120m², que conecta tradição, sustentabilidade e experiências culturais.

Toyota leva inovação e legado ao Festival do Japão 2025 em homenagem aos 130 anos da relação Brasil-Japão
Toyota do Brasil participa do Festival do Japão, que ocorre entre os dias 11, 12 e 13 de julho, em São Paulo. Crédito: Keiny Andrade
Publicidade (DPS)
Publicidade (DPS)

São Paulo, 8 de julho de 2025 – Nos dias 11, 12 e 13 de julho de 2025, a Toyota do Brasil participa da 26ª edição do Festival do Japão, uma das mais relevantes celebrações da cultura nipônica fora do Japão. Este ano, o evento homenageia os 130 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Japão e será realizado no São Paulo Expo, reunindo atrações culturais, gastronômicas e empresariais. 

Com um estande de mais de 120 m², a Toyota reforça a conexão entre os países e celebra o Brasil, onde está presente há quase sete décadas.

A participação nesta edição simbólica será marcada por uma série de ativações que evidenciam a integração entre inovação, sustentabilidade e cultura. O espaço da marca contará com experiências imersivas, incluindo áreas temáticas para fotos "instagramáveis" e a exposição do Corolla Híbrido Flex, desenvolvido no Brasil e produzido na planta de Sorocaba (SP).

Além disso, a Toyota também estará presente no espaço FJTAON, uma área criativa e imersiva que celebra a cultura pop asiática contemporânea, sem perder de vista os valores que conectam Brasil e Japão há mais de um século. Neste ano, no local, haverá 60 artistas no Artist Alley e ativações como karaokê, quiz, brincadeiras e o irreverente Café do Monstro. A sacola surpresa fukubukuro também retorna como souvenir colecionável.

Outro destaque será a venda dos produtos desenvolvidos pelo Projeto ReTornar, uma iniciativa parceira da Fundação Toyota, que transforma resíduos automotivos — como airbags, cintos de segurança, tecidos de bancos e uniformes — em novos produtos. A ação, que fomenta a economia circular e promove o empoderamento feminino.

"Participar do Festival do Japão neste ano tão simbólico reforça o nosso compromisso com o Brasil e com a construção de pontes entre culturas. Essa conexão está no DNA da Toyota e representa o espírito do nosso propósito de 'Happiness for All', de levar felicidade para todos", destaca Roberto Braun, diretor de Comunicação, presidente da Fundação Toyota e porta-voz de ESG da Toyota do Brasil.

Durante os três dias de evento, o público poderá vivenciar uma programação diversificada que inclui apresentações de taiko, danças tradicionais como Bon Odori e Yosakoi, cerimônias do chá, oficinas de origami e mangá, demonstrações de artes marciais, desfiles de cosplay, concursos culturais e exposições de arte e tecnologia. A praça de alimentação reunirá pratos típicos das 47 províncias japonesas, promovendo uma verdadeira imersão sensorial na cultura nipo-brasileira.
 

Festival do Japão é uma das mais relevantes celebrações da cultura nipônica fora do Japão, e reúne arte, cultura, gastronomia e entretenimento
Crédito: Keiny Andrade

 Mais do que uma celebração, o Festival do Japão tem como missão preservar e difundir as tradições e os valores da cultura japonesa, além de promover a integração entre os povos. A Toyota se une a esse movimento reafirmando seu papel como agente de transformação social e cultural, valorizando o legado construído ao longo de mais de seis décadas no Brasil e projetando um futuro cada vez mais conectado, sustentável e inclusivo.


Festival do Japão 2026

Onde: São Paulo Expo, à Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km - Vila Água Funda, São Paulo – SP

Quando: Dias 11, 12 e 13 de julho

Ingresso: R$ 145 para os três dias; R$ 50 para cada dia

Mais informações: www.festivaldojapao.com



Sobre a Toyota do Brasil

A Toyota do Brasil está presente no País há 67 anos. Possui três unidades produtivas, localizadas em Indaiatuba, Sorocaba e Porto Feliz, todas no Estado de São Paulo, e emprega cerca de 6,7 mil pessoas. A Toyota é a fabricante líder em eletrificação no mundo: desde 1997 já foram comercializados mais de 30 milhões de automóveis mais limpos, sejam modelos híbridos, híbridos flex, híbridos plug-in, 100% a bateria ou movidos a hidrogênio. Tem como missão produzir felicidade para todas as pessoas ("Happiness for All") e, para tanto, está comprometida em desenvolver carros cada vez melhores e mais seguros, além de avançar nas soluções de mobilidade.


Fonte: Toyota do Brasil