nstech investe mais de R$100 milhões em Cadastro Unificado para prevenir roubos de carga

O lançamento unifica os dados das maiores gerenciadoras de risco do país e utiliza IA e machine learning para identificar padrões em viagens com roubo de carga, reduzindo sinistralidade e aumentando a economia de tempo e custos dos clientes.

nstech investe mais de R$100 milhões em Cadastro Unificado para prevenir roubos de carga
Publicidade (DPS)
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De acordo com dados da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), em 2024, o Brasil registrou 10.478 roubos de carga, uma redução de 11% em relação ao ano anterior. No entanto, o valor das mercadorias roubadas aumentou significativamente, totalizando R$ 1,217 bilhão – um crescimento de 21%.

Enquanto o mercado enfrenta esse aumento, a nstechlíder em software para supply chain na América Latina e pioneira em open logistics, reduziu a sinistralidade de seus clientes em 32%. O produto que impacta diretamente neste número é uma solução de checagem de motoristas e veículos, que unifica dados de bases mais robustas do país, o Cadastro Unificado. A companhia investiu mais de R$ 100 milhões no desenvolvimento da ferramenta, que será lançada dia 22 de abril, na Intermodal, principal evento direcionado para modais rodoviário, ferroviário, aéreo e aquaviário das américas.

A solução em questão aplica inteligência artificial e machine learning para análise de motoristas e veículos, utilizando os dados dos 3 maiores players do gerenciamento de risco do mercado. Com isso, transportadoras, embarcadores e seguradoras podem mitigar riscos sem comprometer a fluidez de suas operações.

A novidade do lançamento, para os clientes, é a possibilidade de economia por meio do reaproveitamento de pesquisas que o Cadastro Unificado oferece. "Ao fazer uma busca em uma das gerenciadoras do grupo, as análises são válidas para as três - BRK, Buonny e Opentech. Ou seja, elimina-se a necessidade de solicitar as mesmas informações em diferentes bases, gerando redução de custo, ganho de eficiência operacional dos times e facilidade na gestão", explica Thiago Azevedo, diretor de Cadastro na nstech.

Outro diferencial do Cadastro Unificado é o aumento de produtividade dos times operacionais. Para isso, ele traz ferramentas de auto preenchimento utilizando os dados da base da nstech, o preenchimento por envio de documentos ou a possibilidade de o motorista fazer o preenchimento por meio do aplicativo Trizy. Ainda pode-se frisar a tomada de 99% decisões automatizadas e a adição de mais camadas de segurança ao produto, como a biometria facial nas checagens de perfil.

Impacto do produto no mercado:

O impacto da nova solução da nstech no mercado é significativo, uma vez que a empresa possui o maior banco de dados do Brasil, com mais de 4,5 milhões de registros - 2,4 M de motoristas e 2,3 M de veículos, o que possibilita um controle ainda mais assertivo e completo na checagem de perfis. Além disso, mais de 50% do cadastro das viagens do país passa por essa mesma base.

O objetivo é alcançar 70% até 2027, consolidando sua posição como referência em gestão de riscos. "O cenário do cadastro de motoristas e veículos teve pouca evolução desde que foi criado. É um dos primeiros produtos vinculados à gestão de risco para o transporte de carga, e por muito tempo ele ficou sem aperfeiçoamento. Tanto as seguradoras quanto as corretoras sempre enxergaram a oportunidade de poder unificar os players de gerenciamento de risco e esse é o diferencial deste lançamento", comenta Diego Gonçalves, COO - Revenue Group and Business Unit na nstech.

Portanto, a ferramenta da nstech analisa o comportamento das variáveis em viagens de risco, garantindo maior segurança e eficiência por possuir o maior banco de dados de motoristas e veículos do Brasil, mais de 500 fontes de pesquisa e processo de verificação em 20 minutos, enquanto outras soluções podem levar até 24 horas.


Sobre a nstech:

A nstech é a maior empresa de software para supply chain da América Latina e pioneira na categoria plataforma Open Logistics. Reúne mais de 100 soluções que hoje atendem cerca de 75 mil clientes do setor, incluindo as maiores empresas do mundo. Centrada na resolução das dores de todo o ecossistema logístico, oferece tecnologias completas e modulares para que as empresas possam evoluir seus negócios, crescer mais gastando menos, fazer entregas mais eficientes e impactar a sociedade ao reduzir a emissão de CO2, acidentes e roubos.

A companhia está presente em 15 países — Angola, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, EUA, México, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Uruguai e Venezuela. E impulsiona as empresas para o futuro da logística através da construção de "Logistics Advantage", fazendo o mundo funcionar melhor para todos.


Fonte: Pine PR