Fórmula E e Google Cloud colaboram em podcast por IA para pessoas com deficiência visual 

Tecnologia de IA do Google Cloud atuará como um contador digital de histórias, criando uma narrativa áudio, inclusive em português, que dá vida à velocidade, estratégia e emoção da Fórmula E.

Fórmula E e Google Cloud colaboram em podcast por IA para pessoas com deficiência visual 
magem: Carro GEN3 Evo na pista de Jeddah, com placas do parceiro Google Cloud ao fundo  - Crédito: Fórmula E/Divulgação 
Publicidade (DPS)
Publicidade (DPS)

São Paulo, 09 de julho de 2025 – A Fórmula E e seu Parceiro Oficial de Nuvem, o Google Cloud, anunciaram hoje uma nova iniciativa para tornar o automobilismo mais acessível para fãs cegos e com deficiência visual por meio de um inovador relatório de corrida em áudio, inclusive em português, com tecnologia de IA. 

Apresentado no Google Cloud Summit em Londres pelo CEO da Fórmula E, Jeff Dodds, o projeto usa a tecnologia de IA generativa do Google Cloud para criar resumos em áudio ricos e descritivos de cada corrida do E-Prix. Os relatórios fornecerão aos fãs uma recapitulação dinâmica que captura a emoção e os momentos-chave da corrida, disponível sob demanda logo após a bandeira quadriculada. 

A iniciativa nasceu de um Google Cloud Hackathon realizado no E-Prix de Londres de 2024. Ela está sendo desenvolvida em estreita parceria com o Royal National Institute of Blind People (RNIB) para garantir que o produto final atenda às necessidades dos usuários com deficiência visual. A Fórmula E e o Google Cloud trabalharão com o RNIB para conduzir grupos focais e testes com usuários durante os próximos finais de semana de corrida em Berlim e Londres, com lançamento previsto para a Temporada 12. 

Como funciona a tecnologia

O relatório de áudio é criado por meio de um processo em várias etapas, alimentado pela plataforma de IA Vertex AI do Google Cloud: 

  1. Transcrição: o modelo Chirp do Google transcreve com precisão os comentários ao vivo da corrida.
  2. Análise e geração: os modelos Gemini do Google analisam os comentários transcritos juntamente com dados de cronometragem em tempo real e outras informações oficiais da corrida. O relatório em áudio identifica eventos importantes, como ultrapassagens, incidentes e pit stops estratégicos, e gera um resumo da corrida envolvente e baseado em fatos.
  3. Produção de áudio: Por fim, o texto é convertido em fala natural e expressiva usando tecnologia avançada de conversão de texto em fala, criando um relatório de áudio refinado e pronto para distribuição.

Todo o processo é concluído poucos minutos após o término da corrida. Os relatórios estarão disponíveis globalmente no Spotify e em outras plataformas de áudio populares em mais de 15 idiomas, incluindo português, mas também, afrikaans, alemão, árabe, catalão, espanhol, francês, hindi, holandês, inglês, italiano, japonês, mandarim, tailandês e turco, com outros idiomas em desenvolvimento. 

Jeff Dodds, CEO da Fórmula E, afirmou: 
"Na Fórmula E, acreditamos que a emoção das corridas elétricas deve ser acessível a todos. Esta colaboração inovadora com o Google Cloud é um exemplo fantástico de como a tecnologia pode ser usada para o bem, criando uma maneira totalmente nova para os fãs cegos e com deficiência visual experimentarem o drama e a emoção do nosso esporte. Ao trabalhar em estreita colaboração com a RNIB, estamos garantindo que essa inovação seja verdadeiramente inclusiva e adequada ao seu propósito, para que nenhum fã seja deixado para trás". 

John Abel, diretor administrativo de Software Especializado do Google Cloud, afirmou: 
"Por muito tempo, a natureza visual das corridas tem sido uma barreira para os fãs cegos ou com deficiência visual. A tecnologia de IA do Google Cloud atuará como um contador de histórias digital, criando uma narrativa áudio vívida que dá vida à velocidade, estratégia e emoção da Fórmula E. Estamos orgulhosos de trabalhar ao lado de um parceiro como a Fórmula E, que compartilha nossa paixão por usar a inovação para quebrar barreiras e conectar pessoas por meio de experiências compartilhadas". 

Sonali Rai, líder de Cultura de Mídia e Tecnologia Imersiva da RNIB, afirmou: 
"A audiodescrição transforma como os fãs cegos e com deficiência visual do automobilismo podem se envolver totalmente e aproveitar todo o espetáculo das corridas, absorvendo os sons viscerais dos carros na pista enquanto sentem a paixão da multidão. A RNIB tem trabalhado com a Fórmula E e o Google Cloud neste podcast alimentado por IA, que promete dar um panorama completo da corrida de forma acessível e envolvente para os fãs cegos e com deficiência visual.  

"O compromisso da Fórmula E em trabalhar diretamente com a comunidade de cegos e deficientes visuais para desenvolver esta tecnologia é exatamente a abordagem certa e estabelece um padrão fantástico de inclusão para outros esportes seguirem e se manterem a par dos novos avanços em inovação 

Programação e onde assistir ao E-Prix de Berlim de 2025 
A Fórmula E retorna com a rodada dupla do E-Prix de Berlim, Etapas 13 e 14, nos dias 12 e 13 de julho, provas que antecedem a rodada final, em Londres, mas que podem ser decisivas para a disputa do Campeonato de Pilotos.  

O E-Prix Hankook de Berlim de 2025 começa na sexta-feira, 11 de julho, com o Treino Livre 1 às 11h00, horário de Brasília.  

No dia da corrida, no sábado, 12 de julho, temos o Treino Livre 2 às 04h00 de Brasília. A Classificação começará às 06h20 de Brasília, antes do apagar das luzes para a largada da Etapa 13, às 11h05, horário de Brasília. 

A Etapa 14 acontece, no domingo, 13 de julho, com o Treino Livre 3 às 04:00, Classificação começando às 06:20 e a segunda corrida do fim de semana às 11:05, sempre no horário de Brasília.  

Para o Brasil, a transmissão fica a cargo da Band/Bandsports (https://www.band.com.br/https://bandsports.uol.com.br/) na televisão, com o Grande Prêmio (https://www.grandepremio.com.br/) pelo YouTube. 


Fonte: Textual