IQA e IPEM-SP formalizam parceria estratégica com assinatura de Acordo de Cooperação Técnica
O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva e o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (IPEM-SP) formalizaram, nesta quarta-feira, 16 de julho, um Acordo de Cooperação Técnica que marca o fortalecimento da atuação conjunta em prol da qualidade, inovação e vigilância de mercado no Brasil.

O evento ocorreu na sede do IQA, em São Paulo, reunindo autoridades e representantes das duas instituições. Entre os presentes na formalização do acordo estavam: Claudio Moyses, diretor-presidente do IQA; Alexandre Xavier, superintendente do IQA; Marcos Heleno Guerson, superintendente do IPEM-SP; e Jefferson Kovachich, diretor de Metrologia e Qualidade do IPEM-SP.
A parceria visa estreitar os laços entre as entidades para o desenvolvimento de iniciativas conjuntas que contribuam para a evolução de normas, auditorias, certificações e vigilância do mercado, atendendo às demandas do setor automotivo e do mercado consumidor.
"Essa parceria reforça o compromisso do IQA em apoiar iniciativas que qualifiquem ainda mais os produtos e serviços disponíveis no mercado, contribuindo diretamente com a sociedade e com o consumidor brasileiro", afirmou Claudio Moyses.
Para Marcos Heleno Guerson, superintendente do IPEM-SP, "o Acordo representa um avanço relevante na modernização da fiscalização técnica, com foco na rastreabilidade, inovação e promoção de práticas que atendam às exigências atuais do mercado e dos consumidores".
Jefferson Kovachich destacou a relevância da cooperação: "Trabalhar junto ao IQA amplia nossa capacidade de atuar com inteligência e eficiência, buscando resultados concretos para a qualidade e segurança dos produtos".
Já Alexandre Xavier, superintendente do IQA, ressaltou o caráter estratégico da parceria: "Unimos forças com o IPEM-SP para disseminar boas práticas, estabelecer padrões e apoiar o desenvolvimento sustentável do setor automotivo e de toda a cadeia envolvida".
A formalização do acordo também prevê iniciativas voltadas à qualificação de profissionais, à economia circular e ao aprimoramento da rastreabilidade de produtos e serviços, reforçando o papel das instituições como referências na busca por qualidade, transparência e proteção ao consumidor.
Durante o evento, foi destacada a prioridade dada à qualidade dos combustíveis como foco de atuação do IQA e IPEM-SP. Foi mencionado o desafio de levantar dados reais sobre não conformidades no mercado e a possibilidade de monitoramento conjunto, buscando soluções tecnológicas que apoiem a rastreabilidade e a fiscalização eficiente no setor.
Os participantes também debateram as dificuldades e oportunidades ligadas às vendas online de autopeças. Foi mencionada a iniciativa do Guia de Segurança na Compra On-line de Peças de Reposição, que poderá ser reforçada pela parceria com o IPEM-SP para aprimorar a disseminação, atualização constante e eventual integração de ferramentas que verifiquem automaticamente a procedência de anúncios em marketplaces.
Foi salientada a necessidade urgente de regulamentação e vigilância de mercado para instalações de recarga de veículos eletrificados, incluindo mão de obra, um dos principais gargalos para evolução dessa tecnologia. Apesar da infraestrutura da qualidade para eletrificação veicular no Brasil ainda estar em desenvolvimento, reconheceu-se que o mercado já opera essas instalações, o que demanda ações integradas entre entes reguladores e entidades do setor automotivo, incluindo o próprio IQA, para garantir segurança e conformidade, enquanto as regras são discutidas e aprimoradas.
Com uma agenda pautada na inovação e na busca pela excelência, IQA e IPEM-SP reforçam, por meio desse acordo, o compromisso de atuar conjuntamente em temas essenciais para o avanço da qualidade e da conformidade técnica no Brasil.
Sobre o IQA
Criado em 1995 por entidades do setor e do governo, o IQA – Instituto da Qualidade Automotiva é uma organização sem fins lucrativos de desenvolvimento e disseminação da Qualidade no Setor da Mobilidade, com objetivo de proporcionar mais segurança ao consumidor, a partir de produtos, sistemas e pessoas com qualidade assegurada através de certificações compulsórias ou voluntárias. Representante de órgãos internacionais e acreditado pela CGCRE - Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (www.inmetro.gov.br) como organismo de certificação, promove treinamentos presenciais e online, conteúdo em publicações/estudos técnicos, inspeções e ensaios de laboratório, com uma cultura de inovação e proximidade às necessidades das organizações e sociedade.
Fonte: IQA