Nissan apresenta primeiro assento de válvula do mundo com tecnologia de pulverização a frio na nova geração de e-POWER

O primeiro veículo globalmente a apresentar este novo sistema e-POWER é o crossover compacto Qashqai, cuja produção começou na fábrica de última geração da Nissan em Sunderland, Reino Unido, em julho.

Nissan apresenta primeiro assento de válvula do mundo com tecnologia de pulverização a frio na nova geração de e-POWER
Foto: Divulgação / Reprodução
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YOKOHAMA, Japão (02/09/2025) – A Nissan adotou assentos de válvula fabricados com a  tecnologia de pulverização a frio1 , marcando uma aplicação pioneira no mundo em motores automotivos. A tecnologia de pulverização fria agora está sendo aplicada pela Nissan em seu novo motor turboalimentado de 1,5 litro projetado exclusivamente para a geração de energia do trem de força e-POWER de terceira geração.

Design inovador

O novo motor turbo de 1,5 litro (codinome ZR15DDTe) emprega o conceito STARC2 patenteado pela Nissan, que eleva a eficiência térmica a 42% ao estabilizar a combustão dentro do cilindro. Um elemento-chave do conceito STARC é minimizar a turbulência do fluxo de ar da porta de admissão para a câmara de combustão, gerando assim uma passagem forte do ar.

Em motores convencionais, o projeto da porta de admissão é limitado pela necessidade de assentos de válvula sinterizados e encaixados por pressão3, o que limita a capacidade de otimizar o formato da porta para um fluxo de ar ideal. Os engenheiros da Nissan enfrentaram esse desafio desenvolvendo um novo assento de válvula usando a tecnologia de pulverização a frio.

Esse processo permite a formação de um revestimento diretamente na superfície do cabeçote, eliminando a necessidade de um componente separado para o assento de válvula e permitindo a criação de uma geometria otimizada da porta de admissão. Além disso, em comparação com métodos semelhantes, sua maior condutividade térmica permite um melhor desempenho de resfriamento ao redor das válvulas.

O novo assento de válvula é produzido pela pulverização de pós-metálicos diferentes em velocidade supersônica na superfície do cabeçote do cilindro de liga de alumínio, formando um revestimento robusto e durável que adere fortemente sem derreter o material de base.

Tecnologia de pulverização a frio explicada

A tecnologia de pulverização a frio opera abaixo dos pontos de fusão dos materiais envolvidos, permitindo a ligação de metais diferentes sem fusão. Esse processo evita a formação excessiva de compostos intermetálicos e porosidade, comuns em métodos tradicionais de soldagem por fusão. Como resultado, os revestimentos de pulverização a frio apresentam adesão, durabilidade e confiabilidade superiores — qualidades cruciais para assentos de válvulas de motores.

Esta aplicação representa uma inovação mundial em motores automotivos e aproveita a vasta experiência da Nissan em design de motores, engenharia de materiais e fabricação. O processo incorpora uma liga à base de cobre, isenta de cobalto e especialmente desenvolvida, com excelente condutividade térmica, bicos injetores internos inspirados em técnicas de polimento utilizadas na produção de moldes forjados e sistemas de garantia de qualidade baseados em IA.

Essas inovações refletem anos de conhecimento acumulado, permitindo a implementação bem-sucedida da tecnologia de pulverização a frio em assentos de válvulas de motor.

Avanços na tecnologia híbrida e-POWER

O e-POWER é o exclusivo trem de força elétrico da Nissan, que combina um motor compacto a gasolina, bateria e motor(es) elétrico(s). O motor a combustão funciona exclusivamente como um gerador, fornecendo eletricidade para alimentar o motor elétrico, proporcionando uma experiência de condução totalmente elétrica sem a necessidade de carregamento externo. Ele oferece a suavidade e o refinamento de um veículo elétrico com a conveniência dos motores de combustão interna tradicionais. Desde seu lançamento em 2016, a Nissan tem aprimorado progressivamente o e-POWER, expandindo sua disponibilidade em vários modelos e mercados.

Além do novo e avançado motor turboalimentado de 1,5 litro dedicado à geração de energia, o novo e-POWER adota uma unidade de propulsão elétrica modular 5 em 1 que integra motor elétrico, gerador, inversor, redutor e multiplicador de torque em um pacote compacto e mais leve. Esta unidade proporciona melhorias significativas tanto na eficiência de combustível quanto no silêncio da cabine. Após o Qashqai, a Nissan planeja introduzir o novo e-POWER nos EUA e Canadá na próxima geração do Rogue, bem como no Japão com a nova minivan Elgrand no ano fiscal de 2026.


1 A pulverização a frio é uma tecnologia de revestimento na qual materiais em pó são pulverizados em velocidades supersônicas para formar uma camada sólida. Desde a década de 2000, tem sido amplamente adotada na indústria aeroespacial, de energia, equipamentos pesados, petróleo e gás e outras indústrias de manufatura, proporcionando vantagens em termos de confiabilidade e qualidade. Recentemente, ganhou destaque por suas aplicações além do tratamento de superfícies, incluindo a manufatura aditiva.
2 STARC (Strong Tumble & Appropriately stretched Robust ignition Channel) é um conceito de combustão anunciado pela Nissan em 2021, que proporciona eficiência térmica impressionante.
3 Um assento de válvula sinterizado é um tipo de assento de válvula usado em motores de combustão interna, fabricado por meio de um processo chamado sinterização. A sinterização envolve a compactação de materiais em pó — normalmente pós-metálicos — sob calor e pressão para formar um componente sólido e durável sem derreter o material completamente.


Fonte: Nissan