EMPREENDEDORISMO: Dos carrinhos de brinquedo aos carrões customizados
A trajetória do pequeno empresário Diego Gragnanello que investiu em inovações e atendimento ao cliente, se reinventou após pandemia e agora alça voo para os Estados Unidos, país que mais investe em customização automotiva.

Foi em meio a tintas, pistolas, compressores, lixadeiras e polidores e alguns carros para restaurar que Diego Gragnanello Silva, dono da oficina Garagem659, recebeu a notícia que seu empreendimento tinha sido escolhido como melhor oficina de chapeação e pintura de Atibaia de 2024, em premiação promovido pela RealData, via voto popular.
Foi a ponto alto de uma jornada que começou em agosto de 2013, em São Paulo, capital, quando decidiu desligar-se do banco Itaú, onde começou como estagiário em 2010 e chegou a gerente de agência Uniclass, para colocar em prática duas paixões que alimentava desde a adolescência – ter o próprio negócio e atuar no mercado de carros e motos.
Com todo o conhecimento acumulado ao longo de sua trajetória profissional após graduar-se em Administração de Empresas, onde se interessou e se especializou em finanças – obteve a Certificação Profissional ANBIMA Série 10 e a Certificação de Agente Autônomo de Investimentos junto à Bolsa de Valores do Brasil pela ANCORD – somado a um bom planejamento, ao conhecimento do mercado e, principalmente, por entender o que o cliente desejava, adquire em 2013 a Digas Car Wash, empresa já estabelecida no bairro da Casa Verde na cidade de São Paulo, que oferecia serviços de ducha, lavagem simples, lavagem completa, lavagem de motor. Com quatro funcionários, lavava em média 50 carros por semana. Após 30 dias de condução do negócio, observando o que os clientes desejavam, decidiu investir na implantação de serviços de higienização, polimento técnico, vitrificação, enceramento, espelhamento, hidratação de couro, entre outros.
Os novos serviços atraíram clientes e frotistas que não frequentavam o lava rápido e aí começa o novo empreendimento. "Começamos a prestar serviços de higienização para a Localiza Locadora de Veículos e, em 2015, assinamos contrato com a Júlio Simões Logística para fazer o serviço de parqueamento. Recebíamos os carros zero km da cegonheira direto das montadoras. Éramos responsáveis por verificar e sinalizar avarias ocorridas durante o transporte e realizar os reparos para entrega técnica aos clientes. Ao mesmo tempo recebíamos os veículos usados", explica Diego. Àquela época fizeram a guarda de cerca de 1.000 veículos.
Olhar atento às oportunidades do mercado e sem receio de investir em inovações, Diego decidiu entrar no ramo de oficina de reparação automotiva, com martelinho de ouro. "Estouramos! Nosso movimento aumentou 500%", relembra. Era o início da Garagem659 Customs, num galpão da Barra Funda, bairro da zona oeste de São Paulo. Com 1,2 mil m2, mantiveram o grupo JLS e passaram a atender Movida Locadora de Veículos e Locamérica – Cia de Locação das Américas, oferecendo serviços de plotagem, adesivação, descaracterização e, principalmente restauração de carros antigos para colecionadores de todo Brasil.
A qualidade dos serviços e o tratamento diferenciado aos clientes – habilidade que trouxe do seu tempo de gerente de banco – atraiu olhares, inclusive da mídia. Cliente satisfeito atrai clientes. E assim captaram novos frotistas, como Unidas AS/Alamo Internacional, Hertz (hoje Localiza), LM Frotas e Transportes, Kovi Locadora de Veículos, Turbi Locadora de Veículos, Interfrotas, entre outros.
"O empreendedor bem sucedido é aquele que não se acomoda, que sempre procura conhecimento, mantem-se antenado às novidades" diz Diego ao explicar o novo salto da empresa. Com diversos cursos técnicos e de gestão empresarial no currículo e um olhar certeiro para o mercado de restauração, em fevereiro de 2019, a empresa mudou-se para um galpão de 1,9 mil m2, na rua Jaguarete, no bairro da Casa Verde, na capital paulista. Além de mais funcionários – num total de 21 – obteve contrato para recebimento de carros zero km da Unidas. E mais uma vez investiu em novas tecnologias. Agora era a vez das pinturas inovadoras, o que poucos faziam no Brasil àquela época. Tintas termocrômicas, fluorescentes, fosforescentes, pinturas hidrográficas metalização, teto estrelado – técnica esta aplicada inicialmente na Rolls Royce Phantom e depois nos carros de luxo da BMW. Nessa época a oficina restaurou algumas unidades raríssimas do Impala 1968 e uma caminhonete C-10 ano 1973. Foi a época de maior faturamento médio/ano – cerca de R$ 1 milhão, com a entrega de 100 carros por mês, em média.
Recomeçar do zero
O sonho de empreender no segmento automotivo tornou-se um pesadelo em 2020, com a chegada da pandemia da Covid-19, que assolou o mundo. No Brasil, a oficina Garagem659 foi um dos 700 mil pequenos negócios que fecharam as portas entre março e junho de 2020, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). "Após meses aguardando a crise passar, e antes de descapitalizar totalmente, decidi encerrar as atividades, mas não desisti de sonhar. Resiliência é meu codinome", diz Diego.
Casado e pai de três filhos, o empreendedor negou-se a colocar o sufixo "ex-" em seu currículo. Enquanto planejava seu retorno, recolocou-se no banco Itaú como gerente Personalité, mudou-se para Atibaia, no interior de São Paulo. E em 2023, com a decretação do fim da pandemia e de olho nas tendências do mercado de reparação e manutenção automotiva – que apontavam para crescimento médio anual de 25% do setor, de acordo com o Observatório de Negócios do SEBRAE, e do mercado global de tintas de repintura automotiva, que registrou expansão na casa dos 10%, segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), Diego reabriu a Garagem659, em Atibaia, num espaço menor, com menos funcionários (dois), mas muita vontade de fazer acontecer.
Com sua sede de conhecimento e sempre atento às novidades do mercado de reparação automotiva, especializou-se e credenciou-se também em aplicação de vitrificação de pintura, pela Kisho, e aplicação de LPF, pela AutoAmerica.Atendendo uma média de 20 carros por mês e faturamento girando em torno de R$ 50 mil/mês, segue o atendimento a grandes frotistas, seguradoras, particulares e colecionadores.
Novos horizontes
Agora seu olhar está voltado para o mercado de reparação automotiva do hemisfério norte, em especial nos Estados Unidos, onde este segmento deve atingir valor estimado de US$ 7,53 bilhões até 2032, o que representa quase 20% do tamanho do mercado global, impulsionado pelo aumento da demanda por veículos comerciais e os negócios de logística e comércio eletrônico.
Dois fatores chamaram a atenção do empresário para este novo salto: o país está aberto a receber empreendedores que geram empregos - de acordo com a Câmara de Comércio dos EUA esta é uma das 'profissões', junto com médicos, enfermeiros, engenheiros e especialistas em TI com maior déficit por conta da pandemia - e a tendência do mercado de ter veículos obras de arte, que aliam criatividade, tecnologia e design, com técnicas de customização de pintura voltadas para maior eficiência e sustentabilidade, como as tintas eco-friendly, que aliam alto desempenho com menor impacto ambiental, além da estética retrofuturista que também tem chamado a atenção, com os clientes querem resgatar histórias, sem perder as modernidades do futuro.
"Eu me vejo neste perfil 200%. Não é só o reparo em um carro. Realmente é uma arte, um estilo de vida, aliados a competência, conhecimento e sustentabilidade", afirma o empresário.
O empresário já foi três vezes a Orlando (EUA), pesquisar in loco o mercado e as possíveis áreas de atuação. Segundo ele, "lá é um oceano azul de possibilidades, porque é o centro das maiores locadoras do mundo com um volume de locação fora do comum, além dos colecionadores e aficionados por carros, assim como eu." E, como nas outras etapas em que expandiu os negócios, buscou conhecimento para estruturar um planejamento mais robusto. Desta vez, ele utilizou a plataforma de capacitação da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para aprender mais sobre a questão da expansão internacional, participando dos cursos Análise da Concorrência em processos de expansão internacional, Análise de Mercado e Marketing Internacional. E do Sebrae-SP, com capacitação sobre organização de empresas para novos resultados e inovação e crescimento. "Nestes cursos tive a certeza que não são só as grandes companhias que podem imigrar. Tudo depende da sua força de vontade, objetivo e foco. Os pequenos podem também. E vamos lá fazer a diferença", acredita Diego.
Com a instalação da Oficina Garagem 659 em Orlando o emrpesário pretende gerar no mínimo 10 vagas de emprego e além disso, já pensa em montar uma escola para capacitar jovens nesta profissão que acredita ser do futuro, pois será pouco impactada por máquinas ou inteligências artificiais. "Ensinar desde uma simples pintura à customização, funilaria estrutural, restauração, e toda parte de estética automotiva. São anos de experiência aliados a uma paixão inexplicável pela profissão, que é promissora", afirma. Outro ponto é a parte de "express ou delivery" para os serviços de martelinho de ouro e estética automotiva, atendendo o cliente na residência.
Fonte: Bruno Sales