Equipe Nissan de Fórmula E segue para Berlim para a penúltima corrida da 11° temporada

Oliver Rowland terá a companhia do brasileiro Sérgio Sette Câmara no circuito de rua do Aeroporto de Tempelhof.

Equipe Nissan de Fórmula E segue para Berlim para a penúltima corrida da 11° temporada
Foto: Divulgação / Reprodução
Publicidade (DPS)
Publicidade (DPS)

YOKOHAMA, Japão (08/07/2025) – A Equipe Nissan de Fórmula E está nos preparativos finais para a rodada dupla do E-Prix de Berlim, programada para o próximo final de semana, que marca as rodadas 13 e 14 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E 2024/25.

Oliver Rowland chega ao evento liderando o campeonato de pilotos com 69 pontos de vantagem, graças à sua excelente temporada até aqui, na qual conquistou três pole positions e sete pódios, incluindo quatro vitórias. Rowland tem um bom histórico no circuito de rua do Aeroporto de Tempelhof, onde garantiu sua primeira vitória na categoria com a equipe em 2020, além de outros três pódios, incluindo dois terceiros lugares na temporada passada.

O piloto reserva e de simulador da equipe, o brasileiro Sérgio Sette Câmara, será o companheiro de Rowland neste fim de semana, substituindo Norman Nato, que estará ausente por conta de seus compromissos no Campeonato Mundial de Endurance. Câmara trabalha com a equipe japonesa desde o início da Temporada 11 e tem bastante experiência na Fórmula E, tendo disputado 66 E-Prix desde sua estreia no evento de Berlim, na 6° Temporada.

A equipe marcou pontos em 10 das 12 corridas nesta temporada e pretende manter esse bom desempenho para tentar subir da segunda colocação e retomar a liderança do campeonato de equipes. Enquanto isso, a Nissan ainda mantém uma vantagem de três pontos no campeonato de fabricantes, com quatro corridas restantes na campanha atual.

Com 2,3 km de extensão, o E-Prix de Berlim acontece no pátio do icônico Aeroporto de Tempelhof, localizado ao sul do centro da cidade. A capital alemã é o único local presente em todas as temporadas da Fórmula E desde a temporada inaugural de 2014/15, com 10 corridas realizadas em Tempelhof. O circuito é conhecido por sua superfície abrasiva, o que exige dos pilotos um cuidado redobrado com o gerenciamento dos pneus.

Após o evento, a Fórmula E realizará seu tradicional teste de Novatos de Berlim na segunda-feira. A Equipe Nissan de Fórmula E contará com sua novata e piloto de simulador Abbi Pulling, além do piloto da Fórmula 2 Gabriele Minì. Ambos já pilotaram o Nissan e-4ORCE 05: Pulling foi a mais rápida na sessão exclusiva para mulheres realizada em novembro do ano passado, em Jarama, enquanto Minì conquistou o segundo lugar no treino livre de novatos em Jeddah, no início deste ano.

Tommaso Volpe, diretor-geral e chefe da Equipe Nissan de Fórmula E:

"Berlim é uma pista com a qual estamos familiarizados e onde já tivemos sucesso no passado, especialmente com o Oliver. O traçado mudou um pouco, mas temos muitos dados das temporadas anteriores e sabemos o que esperar. Há muito em jogo neste fim de semana, mas a equipe está muito motivada e focada, então estou confiante de que temos o necessário para apresentar um bom desempenho e trazer os pontos de que precisamos para casa. Oliver está em uma posição muito boa no campeonato e já provou várias vezes nesta temporada do que é capaz. Vamos trabalhar para aproveitar isso ao máximo com ele. Do outro lado da garagem, estamos muito felizes em contar com o Sérgio para este evento. Ele terá algumas coisas para se adaptar e se atualizar, mas é um piloto muito experiente e talentoso e estamos confiantes de que é a melhor escolha para essa função. Estamos bem colocados nos três campeonatos e nosso foco está em pontuar forte neste fim de semana para facilitar nosso trabalho na final da temporada, em Londres."

Oliver Rowland, piloto da Equipe Nissan de Fórmula E:

"Tenho boas lembranças de Berlim. Minha primeira vitória na Fórmula E foi muito especial e tivemos duas corridas fortes no ano passado, então estou animado para voltar. Vai ser um fim de semana interessante do ponto de vista estratégico. A corrida de sábado, com o Pit Boost, deve ser mais rápida, enquanto a de domingo será mais tática, com foco na economia de energia. É uma pista que conhecemos bem, mesmo com algumas mudanças no traçado este ano, mas conhecemos todos os detalhes da superfície e estamos mirando um bom desempenho."

Sérgio Sette Câmara, piloto da Equipe Nissan de Fórmula E:

"Estou muito animado para pilotar neste fim de semana em Berlim. Já estive com a equipe em muitas corridas, mas nada se compara à sensação de estar dentro do carro. Vai ser um desafio entrar no meio da temporada e há muito a aprender sobre essa nova geração de carros. As principais diferenças são o composto de pneu mais macio e o sistema de tração nas quatro rodas. Também será minha primeira corrida na Fórmula E com o Pit Boost, que estou ansioso para experimentar. Tenho trabalhado bastante na fábrica com o Oli e os engenheiros, aprendendo e entendendo as estratégias para o evento. Vou dar o meu melhor e não vou me pressionar demais, mas adoraria ajudar a equipe nos três campeonatos, então vou me esforçar ao máximo para marcar pontos, o que seria um resultado incrível."

Sobre a Nissan na Fórmula E

A Nissan estreou no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E na Temporada 5 (2018/2019), tornando-se a primeira e única montadora japonesa a participar da categoria 100% elétrica.

Na Temporada 7 (2020/2021), a Nissan anunciou seu compromisso de longo prazo com a Fórmula E e com a era dos carros de Geração 3 (GEN3), que vai da Temporada 9 (2022/2023) até o final da Temporada 12 (2025/2026) da categoria de corridas 100% elétricas.

Com a aquisição da escuderia e.dams pela Nissan em abril de 2022, a montadora japonesa assumiu o controle total de sua participação no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.

Em junho de 2022, a Nissan anunciou que vai fornecer sua tecnologia de motorização elétrica para a McLaren Racing durante toda a era da GEN3 na Fórmula E.

Em 28 de março de 2024, às vésperas do primeiríssimo E-Prix de Tóquio, a Nissan anunciou seu compromisso de longo prazo com a Fórmula E, tornando-se o primeiro construtor a confirmar seu envolvimento na era dos carros de Geração 4 (GEN4), que vai até 2030, reforçando seus objetivos de eletrificação da visão Ambition 2030.

Oliver Rowland e Norman Nato formam o line-up de pilotos da Equipe Nissan de Fórmula E na Temporada 11 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.

A Nissan está competindo na Fórmula E para levar a emoção e a diversão dos veículos elétricos de emissão zero a uma plateia global. Como parte de sua meta de atingir a neutralidade de carbono em todas suas operações e no ciclo de vida de seus produtos até 2050, a Nissan pretende eletrificar todos os novos veículos comercializados até o início da década de 2030, nos principais mercados. A montadora japonesa pretende usar sua expertise na transferência de know-how e tecnologia entre as pistas e as ruas, para oferecer veículos elétricos ainda melhores aos seus clientes.

Sobre a Fórmula E

Desde que foi criado, em 2020, o Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E foi o primeiro esporte global a ser certificado com uma pegada líquida de carbono zero, com investimentos em projetos certificados de proteção do clima em todos os países que sediam suas corridas elétricas, para compensar as emissões de cada temporada.

Todos os carros no campeonato são movidos a eletricidade, fazendo da categoria uma plataforma competitiva para testar e desenvolver as últimas tecnologias de motorização elétrica.

Os maiores construtores do planeta competem entre si em circuitos de rua e a Fórmula E promove a adoção da mobilidade sustentável nos centros urbanos, apostando no combate à poluição atmosférica e na diminuição dos efeitos das mudanças climáticas.


Fonte: Nissan