Financiamento de veículos no Brasil tem queda de 7,2% em abril em relação ao mesmo período de 2024

Na comparação com março deste ano, houve alta de 3%

Financiamento de veículos no Brasil tem queda de 7,2% em abril em relação ao mesmo período de 2024
Publicidade (DPS)
Publicidade (DPS)

São Paulo, de 12 de maio de 2025 – As vendas financiadas de veículos no Brasil totalizaram 567 mil unidades em abril deste ano, entre novos e usados, de acordo com dados da B3. O número, que inclui autos leves, pesados e motos em todo o país, representa uma queda de 7,2% na comparação com o mesmo período de 2024. Em relação a março deste ano, a alta foi de 3%.

No segmento de autos leves, a redução foi de 8,9% ante abril de 2024. Comparado a março de 2025, houve aumento de 3,4%. Já o financiamento de motos cresceu 1,3% em relação a abril de 2024, e 1,9% em relação a março de 2025. O número de financiamentos de veículos pesados no mês passado foi 7,2% menor do que em abril de 2024, e 0,9% inferior a março de 2025.


No acumulado do ano de 2025, até o mês de abril, as vendas de veículos financiadas somaram 2.245 mil unidades, entre novas e usadas – incluindo motos, autos leves e pesados. Esse número apresentou uma queda de 1,1% em relação ao ano de 2024, o equivalente a 25 mil unidades financiadas a menos.

"Este resultado ocorre em meio a um cenário econômico desafiador e reflete o impacto das altas taxas de juros. Já conseguimos perceber uma desaceleração no ritmo de crescimento, visto que a média de financiamentos por dia útil em abril foi menor em comparação com o mês anterior", afirma Daniel Takatohi, Superintendente de Produtos de Financiamentos na B3.

A B3 opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), a maior base privada do país, que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito em todo território nacional. Para visualizar a apresentação com as informações completas sobre financiamentos de veículos em janeiro de 2025, clique aqui.


Sobre a B3

A B3 S.A. (B3SA3) é uma das principais empresas de infraestrutura de mercado financeiro do mundo e uma das maiores em valor de mercado, entre as líderes globais do setor de bolsas. Conecta, desenvolve e viabiliza o mercado financeiro e de capitais e, junto com os clientes e a sociedade, potencializa o crescimento do Brasil.

Atua nos ambientes de bolsa e de balcão, além de oferecer produtos e serviços para a cadeia de financiamento. Com sede em São Paulo e escritórios em Chicago, Londres, Singapura e Xangai, desempenha funções importantes no mercado pela promoção de melhores práticas em governança corporativa, gestão de riscos e sustentabilidade.


Fonte: B3, a bolsa do Brasil.