Farizon apresenta linha de veículos comerciais elétricos na Eletrocar Show 2025
Primeiros modelos a desembarcarem no País são as vans V6E e SuperVAN (8m³ e 11m³), além do caminhão H9E em duas configurações, de seis e oito toneladas; Marca do Grupo Geely de veículos comerciais 100% elétricos tem foco em mobilidade urbana, eficiência operacional e zero emissões.

25/06/2025 - A Farizon, marca global do Geely Holding Group, apresenta oficialmente ao público brasileiro sua linha de veículos comerciais 100% elétricos durante a Eletrocar Show 2025. Representada com exclusividade pelo Grupo Timber no País, a marca lança os modelos de vans SuperVAN, de 8m³ e 11m³, a V6E e o caminhão H9E, em duas configurações, de seis e de oito toneladas.
Projetados para atender às exigências de eficiência, sustentabilidade e conectividade em centros urbanos, os modelos são equipados com motorização elétrica de alto desempenho, tecnologias embarcadas de segurança e gestão de frota, além de autonomia compatível com rotas logísticas de curta e média distância.
O início das vendas está previsto para o mês de agosto de 2025, quando o primeiro lote de veículos desembarca no Brasil vindo da China. Neste primeiro momento, os produtos da Farizon serão comercializados nas nove filiais do Grupo Timber distribuídas em cinco estados, que estão sendo readequadas para atender aos requisitos necessários para a operação: Curitiba e Marialva (PR), Lages e Palhoça (SC), Pelotas, Guaíba e Capão do Leão (RS), Três Lagoas (MS) e Curvelo (MG). Além disso, o grupo terá uma concessionária modelo na cidade de Curitiba (PR), que está sendo construída dentro dos padrões globais de qualidade da Farizon.
Construída sobre a moderna plataforma GXA-M – arquitetura elétrica modular da Farizon voltada especificamente para veículos comerciais leves – o V6E traz uma base estrutural projetada desde a origem para aplicações urbanas. A GXA-M permite alto grau de flexibilidade na configuração da carroceria, e incorpora tecnologias de condução como sistemas de freio e direção do tipo drive-by-wire. Isso não apenas proporciona mais precisão e segurança à condução, como também abre caminho para a futura integração de sistemas de condução autônoma em níveis mais avançados. Trata-se de uma base técnica desenvolvida para responder com eficiência às exigências da mobilidade urbana inteligente e de baixa emissão.
Com dimensões externas de 4.845 mm de comprimento, 1.730 mm de largura e 1.985 mm de altura, além de entre eixos de 3.100 mm, a V6E foi projetada para conciliar versatilidade, robustez e autonomia. O compartimento traseiro acomoda até 6 m³ de volume útil e suporta cerca de 1.150 kg de carga líquida, dependendo da configuração. O furgão também se destaca por sua estrutura reforçada: o piso em aço de alta resistência suporta até 1,5 tonelada, enquanto o teto do compartimento de carga é capaz de resistir a pressões de até 7,5 toneladas – características que reforçam sua durabilidade e prontidão para o uso comercial intensivo.
A motorização 100% elétrica da V6E entrega 100 kW (equivalente a 136 cv), com tração traseira e torque imediato, ideal para deslocamentos em centros urbanos. A velocidade máxima é limitada a 110 km/h, atendendo de forma eficiente às demandas de trajetos urbanos e intermunicipais. O modelo é equipado com bateria de 81 kWh LFP de última geração, que proporciona uma autonomia de até 285 km no ciclo urbano (índice WLTC). A recarga rápida via corrente contínua (DC) permite atingir de 10% a 80% da carga em apenas 30 minutos, garantindo mais tempo de operação e menos paradas na rotina logística. A carga AC completa é feita em cerca de seis horas.
Voltado a operadores profissionais e empresas com foco em ESG, a V6E oferece tecnologias de assistência à condução e segurança ativa, como sistema de permanência em faixa, alerta de colisão frontal, controle eletrônico de estabilidade (ESC), sistema de prioridade do freio (BOS), assistência de abertura de portas em caso de colisão (DOA) e alerta sonoro para pedestres (AVAS). O modelo também conta com freios ABS com EBD e CBC, câmera de ré e modos de condução ajustáveis (Eco, Normal e Sport).
O design da V6E prioriza a funcionalidade no dia a dia. As portas traseiras bipartidas (com aberturas de 180° e 270°) e a porta lateral corrediça oferecem excelente acessibilidade ao compartimento de carga, mesmo em vias estreitas ou garagens subterrâneas. A altura do veículo permite circulação em centros urbanos com restrições e facilita o acesso a estacionamentos convencionais.
SuperVAN: conforto e agilidade para transporte urbano - A SuperVAN é um modelo que propõe uma nova lógica para o transporte urbano e técnico: inteligência de design, motorização 100% elétrica e soluções embarcadas de última geração, sem renunciar ao conforto, da conectividade e da segurança.
Mais que uma van, a SuperVAN é uma plataforma multifuncional com vocação para a eficiência. Seu design futurista e acabamento premium se aliam a um pacote completo de tecnologias — com destaque para a arquitetura Drive-by-Wire, que elimina conexões mecânicas e permite um layout interno mais limpo, versátil e ergonômico. Outro diferencial estrutural importante é a ausência do pilar B, permitindo uma ampla abertura lateral. Esse recurso amplia a usabilidade em aplicações como ambulâncias, food trucks, serviços técnicos, transporte de equipamentos ou mesmo adaptações sob demanda para negócios móveis.
A SuperVAN é também sinônimo de segurança. O modelo acaba de conquistar 5 estrelas no Euro NCAP 2025, o mais rigoroso protocolo europeu de avaliação veicular. Essa nota máxima comprova o compromisso da Farizon com engenharia de ponta e proteção integral aos ocupantes.
Com foco em diferentes perfis operacionais, o modelo chega ao país em duas versões complementares — ambas com emissão zero, dirigibilidade de carro de passeio e recursos tecnológicos embarcados. A versão com volume útil de 7,92 m³, traz capacidade de carga de 1.265 kg e dimensões de 4,99 metros de comprimento, 1,98 metro de largura e 2,18 metros de altura, mantém o peso bruto total de 3.500 kg. É a escolha ideal para entregas urbanas em ambientes mais restritos, com agilidade e espaço adequado para operações de médio porte.
Já a versão de 11m³ foi desenvolvida para quem precisa de ainda mais espaço — sem renunciar à dirigibilidade, ao conforto e da eficiência. Com 5,49 metros de comprimento, 1,98 metro de largura e 2,50 metros de altura, essa configuração entrega área útil total de 11,22 m³, capacidade de carga de 1.170 kg e peso bruto de 3.500 kg. É a opção ideal para operações que exigem grande volume, como mudanças urbanas, transporte técnico, serviços de infraestrutura, dentre outros.
Tanto a versão de 8 m³ quanto a de 11 m³ compartilham o mesmo conjunto motriz, pensado para oferecer performance robusta e autonomia ideal para operações urbanas e metropolitanas. O motor elétrico entrega até 231 cv de potência, com tração traseira e velocidade máxima de 135 km/h, proporcionando respostas rápidas e aceleração suave. A autonomia também é um dos destaques: 386 km pelo índice WLTP (Worldwide Harmonized Light Vehicle Test Procedure) e cerca de 300 km segundo estimativa do Inmetro, garantindo uma jornada completa de entregas com uma única carga. Esse desempenho é possível graças à bateria de 82,88 kWh, que entrega energia consistente com alta densidade, sem comprometer o espaço de carga.
Para além da motorização e do espaço interno, o grande diferencial da SuperVAN está no pacote de tecnologias de segurança, conforto e conectividade — itens que geralmente são opcionais em outros modelos e aqui já vêm embarcados. Entre os principais destaques estão o sistema ADAS com funcionalidades avançadas de assistência à condução, a câmera 360° para manobras seguras e visibilidade completa, o detector de fadiga, o controle de cruzeiro adaptativo (ACC), o painel digital de 7" e a central multimídia de 12,3" com conectividade total. A SuperVAN traz ainda volante multifuncional, lanternas Full LED, acesso lateral sem coluna B, ampliando a usabilidade e a ergonomia, e o sistema V2L (Vehicle-to-Load), que permite o fornecimento de energia para ferramentas e equipamentos externos — um diferencial especialmente relevante em serviços técnicos ou obras.
No carregamento, a SuperVAN também entrega versatilidade, com capacidade para carregamento AC de 11 kW e DC de até 120 kW, compatíveis com os principais padrões do mercado brasileiro.
O H9E se destaca pelo conjunto de atributos que combinam tecnologia, conforto e segurança. O conjunto óptico é em LED, com farol alto adaptativo, aumentando a visibilidade em diferentes condições de operação. O modelo conta com airbags para motorista e passageiro, sistema de desligamento automático de energia em caso de colisão, resfriamento da bateria e assistentes de condução como alerta de colisão frontal e aviso de saída de faixa. Na cabine, a experiência é elevada pela central multimídia com tela de 12,1", conectividade Bluetooth e comandos integrados.
A versão de 6 toneladas traz um equilíbrio preciso entre volume de carga e mobilidade. Com 5,99 metros de comprimento, 2,35 metros de largura e 3,30 metros de altura, oferece até 21 m3 de capacidade volumétrica. Seu peso bruto total é de 7.995 kg, com chassi de 3.380 kg, o que assegura resistência estrutural e uma carga útil adequada para diferentes perfis logísticos.
Já a versão de 8 toneladas atende demandas de maior porte, com 7,99 metros de comprimento e impressionantes 31 m3 de volume de carga. O chassi pesa 3.910 kg, mantendo o peso bruto total de 7.995 kg, evidenciando uma estrutura otimizada para ganho de espaço útil sem comprometer a integridade do conjunto.
Ambas as versões compartilham a mesma motorização elétrica, que entrega 190 cv de potência e torque de 42,3 kgfm, com tração traseira e velocidade máxima de 90 km/h. Essa configuração garante ótimo desempenho mesmo com o veículo carregado. A autonomia chega a 324 km (índice WLTC), oferecendo confiabilidade para rotas diárias com previsibilidade operacional.
O H9E incorpora ainda um pacote completo de tecnologias embarcadas. Entre os recursos voltados à segurança e conforto estão o freio de estacionamento eletrônico com função Auto Hold, os sistemas eletrônicos EBS, ESC, ASR e ABS, além do TPMS (monitoramento de pressão dos pneus). O painel digital de 7" proporciona mais clareza na visualização de dados, enquanto o volante multifuncional e a central multimídia com Apple CarPlay garantem praticidade e conectividade no dia a dia do condutor.
Um diferencial que merece destaque é o sistema V2L (Vehicle-to-Load), que transforma o caminhão em uma fonte de energia móvel — ideal para alimentar equipamentos em centros de distribuição, obras ou operações externas. A recarga também é flexível, com opções de carregamento AC de 22 kW e DC de até 100 kW.
A SuperVAN e o caminhão H9E possuem revisões a cada 30 mil km, com valores tabelados, o que elimina surpresas e facilita o planejamento de frotas. Já o modelo V6E tem manutenção programada a cada 10 mil km, também com preços fixos.
Toda a linha oferece garantia de seis anos para o sistema de baterias e três anos para o veículo completo, refletindo a confiança na durabilidade dos componentes e na robustez da tecnologia embarcada. Trata-se de uma proposta que integra produto, serviço e suporte, com foco na eficiência e na continuidade das operações dos clientes.
Sobre a Farizon - Fundada em 2014, a Farizon é uma fabricante global de veículos comerciais elétricos, voltada ao desenvolvimento de soluções de mobilidade limpa, inteligente e eficiente. Pioneira na China como o primeiro grupo automotivo dedicado exclusivamente a novas energias no segmento comercial, a marca reúne tecnologia, engenharia avançada e conectividade para atender às demandas crescentes da logística urbana e das operações de entrega. Presente em mercados estratégicos da Ásia, Europa e América Latina, a Farizon atua como referência global em plataformas elétricas para aplicações comerciais. Para mais informações, acesse: https://global.geelycv.com
Sobre o Grupo Timber - O Grupo Timber, integrante do Grupo Rodoparaná, atua há mais de 20 anos como referência nacional em soluções para mecanização e mobilidade nos setores florestal, agrícola, de construção, mineração, energia e movimentação de materiais. Reconhecido pela oferta de tecnologia de ponta e excelência em suporte técnico, o Grupo combina portfólio diversificado, atendimento especializado e cobertura regional com oito filiais distribuídas em cinco estados brasileiros. Com foco em inovação, eficiência operacional e proximidade com o cliente, o Grupo Timber atualmente representa os seguintes players globais: Ponsse, Sany, Fuchs, Plantma, XAG, Falcon Forestry, Veriga, Risutec e, mais recentemente, a Riddara, expandindo sua atuação para o mercado de veículos elétricos. Para mais informações, acesse: www.grupotimber.com.br