Transporte Público: 80% dos estudantes em Floripa já usam tecnologia que elimina filas no recadastramento

Modernização do sistema conta com soluções da Empresa 1 para tornar o transporte coletivo mais eficiente e digital

Transporte Público: 80% dos estudantes em Floripa já usam tecnologia que elimina filas no recadastramento
Foto: Divulgação / Reprodução
Publicidade (DPS)
Publicidade (DPS)

O transporte público coletivo de Florianópolis, Santa Catarina, passou por uma transformação nos últimos dois anos. Com a implantação dos sistemas SI.GO, Sigom Telemetria e Console do Motorista, desenvolvidos pela Empresa 1, centro de inovação em mobilidade urbana, a cidade modernizou sua operação, garantindo mais segurança, eficiência e conforto para passageiros e motoristas. A iniciativa já é uma referência de tecnologia aplicada de maneira estratégica no transporte urbano, com resultados concretos e perceptíveis no dia a dia da população.

Recadastramento sem filas – Até pouco tempo atrás, o início do ano letivo em Florianópolis era sinônimo de filas intermináveis para estudantes que precisavam recadastrar o cartão de transporte. Agora, só é necessário atualizar as informações, recadastrando a conta online direto no aplicativo com as informações que comprovam a matrícula em uma instituição de ensino, sem a necessidade de se deslocar ao ponto de apoio. Ao revalidar o cadastro, o cartão segue em funcionamento. 

Isso foi possível a partir da escolha do Grupo Gestor, Consórcio Fênix, ao escolher aprimorar tecnologias da Empresa 1, integrando a ferramenta SI.GO ao aplicativo Floripa no Ponto. A solução facilitou o recadastramento de estudantes beneficiários de descontos sem sair de casa, além de outros serviços de bilhetagem de forma digital. "Quando a gente entrou com o recadastramento online, tudo mudou. É como se nosso sistema tivesse finalmente chegado no século XXI", resume Marcos Lopes, do Grupo Gestor.  

A aceitação foi rápida. Segundo Aloísio Formento, Gerente Financeiro da Passe Rápido, nos três primeiros meses de uso do aplicativo, entre 20% e 30% dos estudantes já haviam feito o processo online. Hoje, esse número chega a 80%. "O SI.GO está consolidado aqui no município, a gente não se enxerga mais sem ele", reforça.

Para o CEO da Empresa 1, Marcos Maciel, ajudar a cidade Florianópolis a se tornar uma cidade mais inteligente é mostrar que inovação e o transporte público podem caminhar juntas. "Nosso compromisso é seguir desenvolvendo tecnologias que tornem o transporte público mais ágil, sustentável e acessível, contribuindo para que Florianópolis seja referência em mobilidade urbana no Brasil".

Mais segurança na direção 

Outro ponto da modernização foi a implementação do sistema de Telemetria, que monitora em tempo real o comportamento dos veículos e motoristas, garantindo mais segurança e padronização na operação. "Existe um veículo que está fazendo um consumo ruim de alguma peça. A primeira pergunta que vem à cabeça é: por causa do carro ou do motorista? A Telemetria nos permite fazer essa divisão", explica Marcos Lopes. 

Em vez de priorizar a tecnologia para corte de custos, em Florianópolis o foco foi a segurança. "Se o motorista dirigir de forma defensiva, aquela que antecipa riscos, respeita os limites e prioriza a segurança, a redução de custos é uma consequência de uma direção focada na vida, na segurança. Porque, no fim, a questão é transportar pessoas", acrescenta Lopes.

O sistema também contribui para a manutenção preventiva da frota. Enoque Ademir da Silva, coordenador de manutenção do Consórcio Fênix, relata um caso recente: "Tivemos um veículo com falha de embreagem. Descobrimos que o motorista estava trabalhando com o pé em cima do pedal. Com a Telemetria, conseguimos identificar, conversar com o motorista e corrigir a prática."

O sistema de Telemetria também trás uma redução no consumo de combustível permitindo que o operador de transporte possa investir em outras áreas do transporte urbano. Além disso, a tecnologia permite monitorar o desempenho de cada ônibus em cada linha de operação do veículo, um desafio em sistemas multilinha como o de Florianópolis. "O sistema de Telemetria é o único que conhecemos hoje que automaticamente separa os dados por linha e não por veículo [em que cada veículo pode rodar várias linhas]. A gente vai lapidando cada motorista de acordo com o que precisa ser melhorado", destaca Daniel Santos, supervisor operacional.do Consórcio Fênix.

Painel inteligente do motorista 

A bordo dos ônibus, os motoristas agora contam com o Console do Motorista, dispositivo que concentra, ao lado do volante, funções antes dispersas pelo veículo. A nova ferramenta permite abrir e encerrar viagens, configurar linhas e receber mensagens da central de operações, tudo sem sair do posto de trabalho. 

"Sem o console, a gente tinha que ir até a catraca para configurar a viagem. Às vezes isso atrasava. Agora, é só passar o cartão, configurar a linha e partir", conta Adilson Spíndola, motorista do transporte coletivo. O dispositivo também permite ao condutor identificar e resolver problemas nos cartões dos passageiros em tempo real, melhorando o atendimento ao usuário do transporte, e receber alertas de trânsito e acidentes para desvios de rota. "Se o Console não avisasse, tu ficaria ali na fila de carros", comenta Adilson.

O painel foi rapidamente adotado pelos funcionários. "O Console foi incorporado na rotina dos motoristas de forma praticamente automática, pela própria simplicidade de uso", avalia Juliana Arantes, do Grupo Gestor.


Sobre a Empresa1 

Pioneira do sistema de bilhetagem digital para transporte público no Brasil, a Empresa1 é um centro de inovação em mobilidade urbana que, desde 1997, vem desenvolvendo tecnologias que agilizam os processos do serviço de transporte público, facilitam a circulação de pessoas pelas cidades e evitam fraudes no setor. A companhia é parte do Grupo Volaris e do coletivo Modaxo – que oferece soluções confiáveis que atendem às necessidades dos clientes na vida real, nas comunidades em que são estabelecidos e nas quais servem. Trabalhando em prol da inovação no transporte de pessoas, a Empresa1 atende mais de 150 cidades, gerencia 90 datacenters, mantém 18 milhões de cartões inteligentes em uso, realiza 20 milhões de certificações de crédito diariamente e gera 218 milhões de imagens biométricas por mês. A Empresa1 também está entre as 100 Empresas Mais Influentes em Mobilidade do ranking do Mobilidade Estadão em parceria com o Connected Smart Cities. Saiba mais no site da Empresa1.


Fonte: Maya