Fórmula E acelera em crescimento global e mostra o futuro do automobilismo
Categoria está a caminho de ultrapassar 500 milhões de audiência acumulada até o final da Temporada 11.
- Crescimento sem precedentes ano a ano na audiência da TV, nas mídias sociais e no engajamento global dos fãs impulsiona a série para mais fãs e espectadores do que nunca
- E-Prix da Cidade do México (Etapa 2) teve público recorde de 44 milhões de pessoas assistindo, em janeiro deste ano
- Cobertura da CBS (EUA) atraiu impressionantes 11 milhões de espectadores para o E-Prix da Cidade do México, superando grandes transmissões de automobilismo por margem substancial
- Público digital apresentou crescimento impressionante, com visualizações de vídeos sociais e engajamentos com alta de 13% e 12%, respectivamente.
São Paulo, 26 de junho de 2025 – A Fórmula E confirmou hoje um crescimento sem precedentes na audiência na TV e nas mídias sociais para o primeiro semestre da Temporada 2024-25, com base na análise de dados da Kantar Media (TV) e da Emplifi (redes sociais), com sua audiência acumulada prevista para ultrapassar 500 milhões até o final da Temporada 11.
Segundo os últimos números da Kantar Media, um público recorde de 44 milhões de espectadores assistiu à Rodada 2 (Cidade do México), em janeiro, enquanto a cobertura da CBS nos EUA da mesma corrida atingiu 11 milhões de espectadores - a corrida de Fórmula E mais assistida no país - um novo marco para as emissoras de Fórmula E nos EUA e um número que superou significativamente a audiência dos concorrentes no mesmo mercado.
O público digital analisado pela Emplifi também mostrou um crescimento impressionante, com visualizações de vídeos sociais e engajamento aumentando 13% e 12% respectivamente, ressaltando a comunidade de fãs vibrante e interativa que a série continua a construir.
Somente na Temporada 11 do Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA - que começou em São Paulo, em dezembro de 2024, e terminará em Londres, de 26 a 27 de julho de 2025 - tivemos algumas das corridas mais emocionantes do automobilismo mundial, ao mesmo tempo em que foram ultrapassados continuamente os desempenhos para o automobilismo elétrico.
A prova inicial, o E-Prix de São Paulo de Fórmula E (7 de dezembro de 2024), teve lotação máxima de público no Anhembi, com 21 mil pessoas (lotação máxima, ao mesmo tempo em que registrou recorde de audiência global de TV, sendo a etapa de abertura mais assistida no Reino Unido e nos EUA desde a criação do Campeonato, com um total de 40 milhões de expectadores em todo o mundo.
Até agora, os 22 pilotos de primeira classe se envolveram em uma competição intensa e direta, cativando os fãs com batalhas épicas em circuitos icônicos, bem como em novas localidades, com chegadas emocionantes.
Fãs do mundo todo se conectaram e compareceram em maior número do que nunca, atraídos por corridas emocionantes e uma visão compartilhada de inovação sustentável e de ponta.
Destaques da audiência
As últimas análises de TV e audiência da série incluem:
- E-Prix da Cidade do México registrou a maior audiência televisiva de uma única corrida na história da Fórmula E, com uma audiência global acumulada de 44 milhões.
- Nos Estados Unidos, a cobertura da CBS na Cidade do México estabeleceu um novo recorde como a transmissão de Fórmula E mais assistida de todos os tempos no país, alcançando 11 milhões de telespectadores.
- A corrida dupla em Jeddah (Etapas 3 e 4) quebrou recordes com 65 milhões de espectadores globais, tornando-se o fim de semana de Fórmula E mais assistido da história.
- A Etapa 8 do E-Prix de Mônaco teve um aumento de 25% na audiência na França, em comparação à corrida da Temporada 10.
- No E-Prix de Tóquio, a Etapa 9 viu a maior audiência televisiva da Fórmula E no Japão, com a corrida registrando uma audiência 20% maior na Fuji TV do que na Temporada 10.
De novos fãs descobrindo o Campeonato a torcedores leais acompanhando semana após semana, a Fórmula E está rapidamente se tornando uma das propriedades esportivas mais dinâmicas e relevantes do planeta.
Redes Sociais
Nas redes sociais, o conteúdo dinâmico de vídeo e a ação dos bastidores da Fórmula E continuam conquistando corações e gerando engajamento dos fãs:
- +13% de aumento anual nas visualizações de vídeos
- +12% de crescimento anual em engajamentos sociais
- +10% de crescimento anual em seguidores nas redes sociais da Fórmula E
Jeff Dodds, CEO da Fórmula E, afirmou:
"Os números mais recentes dos nossos fornecedores externos são verdadeiramente fenomenais e demonstram o enorme impulso por trás do crescimento do nosso esporte. Eles destacam que não só temos tecnologia e aceleração de ponta nos carros, mas também que estamos produzindo algumas das melhores e mais competitivas corridas, das quais fãs antigos e novos não se cansam.
"Estamos construindo bases de fãs e fidelizando-os em mercados tradicionais e também em novos, com o México e os EUA como exemplos de onde nosso investimento e longevidade no mercado estão rendendo frutos.
"Como série de automobilismo que mais cresce no mundo, sabemos que não podemos ficar parados. Sabemos que precisamos continuar oferecendo as melhores corridas, as melhores rivalidades e os melhores eventos inclusivos para continuar nossa trajetória ascendente e construir uma comunidade forte de superfãs de carros elétricos".
Fonte: Textual