Niterra tem nova liderança no Brasil; Toshitaka Honda é o diretor-presidente e Eduardo Tsukahara o diretor co-presidente
Combinando expertise e inovação, executivos têm a missão de consolidar a liderança da Niterra no mercado brasileiro
São Paulo, julho de 2025 – Com uma carreira marcada por dedicação e liderança, Toshitaka Honda assume o desafio de liderar a operação brasileira pelos próximos cinco anos. O executivo ingressou na NGK Spark Plug Co., Ltd em 1994 e tem sólida trajetória na empresa, com ampla experiência em diversas áreas da matriz no Japão. Honda atuou como Head do RHQ com o acúmulo do cargo de Presidente do Conselho de Administração, e irá compartilhar seus conhecimentos e experiência no Brasil nos próximos cinco anos.
A empresa anuncia, também, Eduardo Massao Tsukahara na posição de diretor co-presidente. O executivo tem uma carreira marcada por sua atuação em diversas áreas estratégicas da empresa no Brasil e na matriz. Já atuou como CFO do RHQ e como membro do conselho de administração. O executivo é engenheiro eletricista pelo CEFET-PR, com MBA em Gestão Financeira pela FGV, especialização em Governança Corporativa pelo Insper e pesquisador visitante em Mecatrônica e Robótica na Universidade de Tokai, no Japão.
“Sinto-me honrado em assumir a presidência da Niterra do Brasil. Estou comprometido em dar continuidade ao legado de Yuki Izuoka, que conduziu a empresa com dedicação e excelência, fortalecendo a presença da Niterra no Brasil e promovendo crescimento sustentado do negócio”, afirma Honda. “É uma grande responsabilidade e um privilégio seguir contribuindo com a transformação e com o crescimento contínuo da Niterra do Brasil. Acreditamos em uma liderança colaborativa, guiada pela excelência e comprometida com o futuro sustentável da mobilidade”, destaca Tsukahara.
Sobre a Niterra
A multinacional NGK SPARK PLUG entrou em um processo de expansão e passou a se chamar Niterra Co., Ltd. Fundada em 1936, em Nagoia, no Japão, é a maior fabricante e especialista mundial em velas de ignição, com forte presença em todos os continentes. No Brasil, a empresa atua há 65 anos, conta com cerca de 1.300 funcionários e possui uma fábrica com 625 mil m² em Mogi das Cruzes (SP). Em 2023, a companhia passou a se chamar oficialmente Niterra – a combinação das palavras latinas niteo e terra, que significam, respectivamente, “brilhar” e “planeta terra”. Trata-se de um marco na história do grupo o novo nome, que expressa o comprometimento em contribuir para uma sociedade mais ambientalmente sustentável e um planeta mais brilhante, bem como reflete tanto a jornada da empresa pela expansão contínua de seu portfólio de negócios quanto as transformações em curso na indústria automotiva, conforme o Plano de Gestão de Longo Prazo NGK SPARK PLUG 2030, que estabelece a direção da organização em cinco diferentes segmentos: Mobilidade, Medicina, Meio Ambiente & Energia, Comunicações, e Agronegócio. As marcas NGK e NTK (componentes automotivos) foram mantidas para ambos os negócios. Para mais informações, acesse http://www.ngkntk.com.br/.
Fonte: RPMA Comunicação